Connect with us

CAMPO BOM

Em audiência pública, Trensurb detalha estudo para expansão das linhas ao Vale dos Sinos 

Na noite desta quinta-feira (14/12), o Legislativo de Campo Bom realizou audiência pública para debater questões pertinentes a possível expansão da linha do Trensurb para demais cidades do Vale dos Sinos e também municípios da região do Vale do Paranhana. O encontro, que contou com a participação da comunidade e representantes de entidades e clubes de serviço, foi organizado através de iniciativa da Comissão Especial de Mobilidade Urbana e RS-239.

Durante a audiência, Francisco Vicente, superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, apresentou detalhes de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), contratado pela empresa em 2014, com sugestões de traçados e modelos para expansão das linhas. Segundo os dados do EVTEA, as melhores alternativas para expansão da ferrovia à região, seriam os modelos de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) ou Aeromóvel. “Importante destacar que é um estudo de 2014 que precisaria de atualização, mas foi muito bem conduzido e apresenta os resultados mais próximos da realidade no que diz respeito a traçados e viabilidade”, resumiu Vicente.

Presidente da comissão, o vereador Victor Souza (PcdoB), enfatizou a importância da discussão sobre a expansão para o desenvolvimento da região. “Essa é uma discussão antiga que participo e que precisa ser levada adiante. É um tema que tem reflexos diretos na mobilidade urbana de toda a região”, citou.

Membro da comissão, o vereador Alexandre Hoffmeister (Progressistas) citou a relevância do encontro para a cidade. “Já discutimos esse tempo há bastante tempo e seguiremos acompanhando todos os detalhes”, detalhou.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados