Connect with us

EDUCAÇÃO

Enfermeiro e Técnico em Enfermagem: entenda a diferença entre as profissões 

Desde a pandemia de Covid 19, o número de profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou mais de 20%, apontam dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Com o crescimento da demanda por profissionais da área da saúde, a importância dos enfermeiros e técnicos em enfermagem na prestação de cuidados aos pacientes torna-se ainda mais evidente. A enfermeira e docente da escola Senac referência em Saúde, Roberta Tavares, explica as principais diferenças de atuação entre essas duas profissões.

“O Cofen e o Coren instruem que as funções são divididas por níveis de complexidade e cumulativas, ou seja, ao técnico competem as suas funções específicas e as dos auxiliares enquanto que o enfermeiro é responsável pelas suas atividades privativas, outras mais complexas e ainda pode desempenhar as tarefas das outras categorias”, informa Roberta.

A docente conta que a atuação do Técnico em Enfermagem é diversa no ambiente de saúde. “O profissional presta cuidados de higiene e conforto, administra medicamentos e realiza ações de prevenção e recuperação em saúde junto à equipe”, relata. Já o enfermeiro é responsável pelo planejamento e implementação da assistência. “Ele realiza procedimentos inerentes ao enfermeiro conforme orientação dos órgãos fiscalizadores, gestão da equipe, orientações, acompanhamentos e integra grupos de pesquisa no desenvolvimento de produtos para área da saúde”, esclarece.

Segundo orientado pelo Cofen e Coren, ambos desempenham funções no cuidado aos pacientes, mas possuem diferenças em relação à formação e atribuições. “O Técnico atua sob a supervisão do Enfermeiro, enquanto o último tem um papel mais abrangente, incluindo coordenação, tomada de decisões e liderança da equipe”, exemplifica a enfermeira.

Técnico em Enfermagem e o mercado de trabalho 

Roberta destaca que o Técnico em Enfermagem é um profissional amplamente procurado em diversos setores da saúde. Assim, os técnicos que buscam constante qualificação se destacam e têm mais chances de entrar e crescer no mercado de trabalho. “O profissional Técnico em Enfermagem pode atuar em diferentes setores da saúde como hospitais, clínicas, laboratórios, ambulatórios, Estratégia Saúde da Família (ESF), Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), clínicas geriátricas, consultórios médicos e serviços de home care”, instrui.

Para quem deseja atuar na área da saúde, a partir de março, o Senac Novo Hamburgo contará com a primeira turma do curso Técnico em Enfermagem da escola. Com carga horária de 1.600 horas, a formação habilitará o aluno para atuar com saúde coletiva e saúde mental, bem como para aplicar técnicas de enfermagem e prestar primeiros socorros a vítimas de acidente ou mal súbito. Também preparará o profissional para auxiliar em ações educativas para a saúde comunitária e a segurança no trabalho, ações de biossegurança e de organização do processo do trabalho de enfermagem.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Senac Novo Hamburgo ou comparecerem presencialmente na escola, localizada na rua Bento Gonçalves, 1537, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3553-7350 ou pelo WhatsApp (51) 98496-0488.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados