Connect with us

RS

Especialistas renomados garantem conteúdo de qualidade no 9º Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção

Com o tema “Cidades que queremos construir para o futuro”, o 9º Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção confirma a programação com um time de renomados especialistas do setor, em evento que ocorre no dia 01 de agosto, das 14h às 18h30min, no Auditório Claudio Richter, no 2º andar da FIERGS, em Porto Alegre/RS.

Um dos destaques do seminário será a participação do Prof. Dr. Adriano Paranaíba, Diretor do Instituto Mises Brasil, que falará da multidisciplinaridade das cidades. Economista e Doutor em transportes (UnB), Paranaíba é professor do IFG e autor de livros. “O objetivo da apresentação é mostrar como os fundamentos da economia urbana podem contribuir para trilhar um caminho multidisciplinar, fomentando a implantação das inovações necessárias para as nossas cidades”, antecipa Paranaíba, que já foi subsecretário de Competitividade e Melhoria Regulatória no Ministério da Economia.

Outro ponto alto do encontro será a palestra “Cidades Responsivas: o usuário como protagonista”, ministrada por Luciana Marson Fonseca, Diretora e Fundadora do Instituto Cidades Responsivas. Arquiteta, urbanista, Doutora e Mestre em Planejamento Urbano, Luciana também é Lead de Urbanismo no Grupo OSPA. “Responsividade é produzir respostas observando as relações de causa e efeito. Nesse sentido, uma cidade que tem uma boa equalização entre oferta e demanda está sendo responsiva”, detalha Luciana. “O volume e a velocidade de dados produzidos cotidianamente permitem uma gestão urbana em tempo real, de forma mais eficaz e tendo o usuário como protagonista e é disso que tratará a apresentação”, complementa.

 

Demais temas e palestrantes

Mauricio Linn Bianchi (Diretor Técnico da Ideazarvos Incorporadora), por sua vez, abordará o case do Cidade Matarazzo de São Paulo. Já Ricardo Birmann (CEO da Cidade Urbitá) tratará do impacto do urbanismo na liberdade. Camila Gosenheimer (Gerente de Inovação da FG Empreendimentos) abordará a tecnologia e a inovação para edifícios altos. Rafael Fiorotto (Sócio-Fundador da TiCO Incorporadora) falará sobre como as cidades podem ser transformadas pelas pequenas incorporações. “Porto Alegre do Futuro” será o tema da apresentação de Ricardo Gomes, vice-prefeito da capital gaúcha e ex-secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo. E o tema Inteligência Artificial será tratado por Carlos Henrique Bischoff (Gerente Comercial da Pix Force) e por Cícero Sallaberry (Sócio Fundador da Construflow).

 

Realizadores e apoiadores

O Seminário é realizado pelo Sinduscon-NH (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Novo Hamburgo), Sinduscom Vales (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra) e ASAEC (Associação de Arquitetos e Engenheiros de Novo Hamburgo) e tem poio especial do SENAI e da Construsul.

A programação completa, currículo dos palestrantes e inscrições, com vagas limitadas, estão no link www.sinduscon-nh.org.br/seminario.

A 9a edição do Seminário conta com Patrocínio Master do CREA-RS, Massa DunDun, Gerdau e Móveis Primavera; patrocínio da Lajeadense Vidros e Dienstmann Engenharia de Impermeabilização, com apoio de Bennter, Cerâmica Kaspary, Esquadrias Scheid, Estaq Sondagens e Fundações, Ispersul Engenharia de Impermeabilização, Schüco do Brasil, Tecmold, Tintas Killing e Torri Engenharia e Saneamento. E conta com o apoio institucional das entidades do setor: AAI Brasil/RS, AEA Sinos, AsBEA-RS, CBIC, CAU/RS, Sindicer/RS e Sinduscon-RS, além das universidades: Escola de Engenharia da UFRGS, itt Performance da Unisinos, Ulbra, Universidade La Salle, UniRitter, Universidade Feevale e Tijolo Hub.

 

Setor de construção civil é um grande gerador de empregos

O segmento da construção civil é um dos maiores geradores de empregos do Brasil. Segundo o IBGE, o PIB do setor cresceu robustos 6,9%, em 2022, enquanto o PIB do Brasil aumentou 2,9% no período. A construção civil foi responsável por 10% dos novos empregos formais do país no ano passado, totalizando 194.444 novos postos de trabalho. E a cadeia completa emprega 7,4 milhões de trabalhadores, de acordo com o PNAD, sendo uma das mais relevantes para a economia.

Em sua trajetória de sucesso com o propósito de levar informações atualizadas e antecipar tendências, o seminário já reuniu, nas oito edições anteriores, mais de 2.300 participantes, entre profissionais e empresários da cadeia da construção civil, engenheiros, arquitetos, fornecedores, acadêmicos e professores.

 

PROGRAMAÇÃO 2023:

14h – Credenciamento

14h20min – Abertura

Mediador do evento: Prof. Dr. Adriano Paranaíba – Diretor do Instituto Mises Brasil

1o. CICLO DE PALESTRAS

> Palestra “Porto Alegre do Futuro”

Palestrante: Ricardo Gomes – Vice-Prefeito de Porto Alegre

> Palestra “Cidades Responsivas: o Usuário como Protagonista”

Palestrante: Luciana Marson Fonseca – Diretora e Fundadora do Instituto Cidades Responsivas

> Palestra “Cidade Matarazzo – Desafios da Concepção, Projeto e Execução”

Palestrante: Maurício Linn Bianchi – Diretor Técnico da Ideazarvos Incorporadora

> Palestra “IA na Construção Civil, da Segurança dos Trabalhadores à Qualidade Operacional”

Palestrante: Carlos Henrique Bischoff – Gerente Comercial da Pix Force

> Palestra/Case “Tecnologias e Inovações para Edifícios Altos – Case Boreal Tower (240m)”

Palestrante: Camila Gosenheimer – Gerente de Inovação da FG Empreendimentos

Debate | Intervalo

2o. CICLO DE PALESTRAS

> Palestra “A Multidisciplinaridade das Cidades”

Palestrante: Prof. Dr. Adriano Paranaíba – Diretor do Instituto Mises Brasil

> Palestra “Como Pequenas Incorporações Podem Ajudar a Transformar Nossas Cidades!”

Palestrante: Rafael Fiorotto – Sócio-fundador da TiCO Incorporadora

> Palestra/Case “Desafios e Oportunidades: Como a Inteligência Artificial Impacta a Gestão de

Projetos”

Palestrante: Cícero Sallaberry – Sócio-fundador da Construflow

> Palestra “Como o Urbanismo Impacta a Liberdade”

Palestrante: Ricardo Birmann – CEO da Cidade Urbitá

Debate

18h30min – Encerramento

* Programa sujeito a alterações

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados