Connect with us

ESPORTE

Esporte Clube Vostok recebe homenagem pelos 40 anos de história

O Esporte Clube Vostok, criado em 24 de agosto de 1985, recebeu o reconhecimento do Legislativo hamburguense pelos seus 40 anos na tarde desta segunda-feira (08/09). A proposição foi de autoria do vereador Eliton Ávila (Podemos). O time varzeano da zona norte da cidade é, de acordo com o representante da agremiação Sandro Barbosa, o segundo mais antigo da região.

“O futebol salva e já salvou vários jogadores. Temos certeza de que conseguimos resgatar da criminalidade crianças e adolescentes que estavam no nosso grupo. Nós demos uma direção para eles”, disse Barbosa, agradecendo a oportunidade e a homenagem.

O proponente da honraria destacou a importância do time para a comunidade do bairro São Jorge, que atualmente utiliza o campo do São José. Eliton ressaltou a necessidade de políticas públicas para incentivar o segmento, especialmente a retomada de um campeonato que contemple os times amadores.

“Hoje, um dos objetivos, além de homenagear o Vostok, é que no próximo ano o Executivo, junto à Secretaria de Esporte e Lazer, consiga se organizar para a retomada de um campeonato municipal varzeano e veterano. É o momento em que não apenas os clubes estão reunidos, mas também as famílias”, pontuou, recordando que recentemente o clube promoveu um jantar comemorativo do qual também participou o vereador Ricardo Ritter – Ica (MDB). Além de sua fala, o vereador leu um rap escrito por um jogador da equipe que não pôde comparecer ao plenário.

“Eu respeito muito aqueles que se empenham para colocar um time em campo. A gente sabe que está complicado conseguir atletas”, comentou Ica.

Da tribuna, pilchado e com uma faca de mais de um metro disposta nas costas como uma espada samurai, Barbosa, conhecido como Negão do Facão, relatou o porquê de o grupo ter sido batizado com o nome de um circo que realizava apresentações na época. Segundo ele, os jogadores entraram em campo, sem uniforme, fazendo cambalhotas e estrelinhas ao disputar uma partida contra a equipe de uma empresa. Assim, o nome do time foi dado pelo primeiro adversário, no campo do Colégio Pasqualini.

“Eu quero agradecer a cada um que passou pelo Vostok, que vestiu o manto”, acrescentou, lembrando um dos fundadores, Darlan Timoteo, chamado de El Patrón, que não pôde comparecer por questões de saúde. Ele e Éder da Rosa receberam um certificado das mãos do vereador Eliton.

Para se manter e atrair novos jogadores, em 2021 foi criado o Vostok Legends, time de veteranos com mais de 38 anos, cujo presidente este ano é Hélvio Ledesma. O grupo dos sábados à tarde, formado pelos mais jovens, é chefiado por Patrick Rainner.

Assim como os demais vereadores, o parlamentar Enio Brizola (PT) afirmou que, como ex-jogador da várzea, conhece bem a importância do futebol para as comunidades e torcidas organizadas, pois as partidas movimentam bairros e vilas, trazendo reflexos positivos para a cidade.

O presidente do Legislativo, Cristiano Coller (PP), contou aos presentes que há uma década foi o autor do requerimento que prestou tributo aos 30 anos do Vostok. O parlamentar lamentou que os jovens estejam se distanciando do esporte, dando prioridade ao celular e às telas. Ele reforçou, tal qual seus colegas, a paixão pelo futebol varzeano, mencionando ser integrante do time Bola 8.

“É um dos poucos sobreviventes do sábado à tarde”, acrescentou. “Quarenta anos não se resumem apenas a jogos e resultados. Eles representam dedicação, compromisso e espírito coletivo que atravessam gerações. Manter um time ativo por tanto tempo exige esforço, organização e, acima de tudo, amor à camisa”, finalizou Coller.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados