EDUCAÇÃO
Estudantes de Novo Hamburgo conquistam prêmios em feira científica no Paraná
Alunas que desenvolveram o trabalho na EMEB Anita Garibaldi apresentaram projeto sobre violência contra a mulher
Três estudantes que no ano passado integravam a Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Anita Garibaldi representaram Novo Hamburgo na Feira de Ciências, Engenharia e Tecnologia (FECET), realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, no Paraná. Elisa Moder, Manuella Giacomelli e Maria Fernanda Corrêa apresentaram o projeto “Se tem violência contra a mulher, a gente mete a colher”, desenvolvido sob a orientação da professora Juliana Zinn, quando ainda eram alunas da escola.
O trabalho, que aborda a identificação, prevenção e valorização do respeito no enfrentamento à violência doméstica, já havia sido reconhecido em outras ocasiões. O grupo seguiu uma trajetória de credenciais: iniciou na escola, avançou para a FEMICTEC e, depois, garantiu vaga na Mostratec, que abriu portas para a participação no Paraná. No ano passado, também, conquistou o Prêmio Cientista Júnior, concedido pela Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, durante a Mostratec.
Em Cascavel, o projeto obteve duas novas conquistas: o prêmio Meninas na Ciência e o 3º lugar na modalidade Ciências Sociais Aplicadas.
Para a diretora da EMEB Anita Garibaldi, Bruna Lussani, a participação das ex-alunas foi um marco no desenvolvimento das alunas. Segundo ela, a feira oportunizou aprendizado prático, contato com diferentes experiências e o fortalecimento de competências que ultrapassam o espaço escolar. “Participar de uma feira de ciências não é apenas mostrar resultados, mas sim vivenciar um processo dinâmico de descobertas que as prepara para enfrentar desafios futuros com mais segurança, autonomia e motivação”, destacou.
Já para Maria Fernanda Corrêa da Silva, de 12 anos, do 6º ano, a viagem foi uma experiência inesquecível. “Achei a viagem muito maravilhosa, poder andar de avião, algo que eu nunca tinha feito antes. Foi uma honra apresentar o projeto para tantas pessoas e também ganhar dois prêmios, representando nossa escola”, contou a estudante.
Ela ainda destacou o lado humano do encontro, que possibilitou interações para além do aspecto científico. “Foi uma experiência inovadora, conhecer pessoas novas, fazer amigos e receber visitas de escolas no nosso estande. Foi muito especial poder falar sobre um tema tão importante e recente”, completou.
A diretora ressalta, ainda, que iniciativas como essa ampliam horizontes e despertam o interesse por novos caminhos acadêmicos e profissionais. Para ela, a conquista das alunas é também reflexo do esforço coletivo da comunidade escolar.
Atualmente Maria Fernanda estuda na Escola Estadual João Ribeiro e Elisa e Manuella são alunas da EMEB Machado Assis.