Connect with us

EDUCAÇÃO

FEMICTEC valoriza protagonismo estudantil em Novo Hamburgo

Feira reunirá todas as 91 escolas municipais e instituições convidadas, com expectativa de 2 mil visitantes por dia

A curiosidade e a investigação científica ganham espaço em Novo Hamburgo na 12ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (FEMICTEC), que será realizada nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2025, nos pavilhões 1, 2 e 3 da Fenac.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), o evento contará com a participação de quase 800 estudantes, orientados por mais de 200 professores, e a apresentação de 190 trabalhos de pesquisa de todas as áreas do conhecimento.

Durante três dias, a expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas passem pelo evento diariamente, que reúne projetos desenvolvidos desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todas as 91 escolas municipais estarão representadas, além de instituições convidadas da rede privada.

Segundo coordenador da 12ª FEMICTEC, Carlos Batista Bach, a Feira busca estimular o ensino pela pesquisa, promovendo a investigação científica como ferramenta pedagógica. Para isso, as escolas são incentivadas a realizar previamente feiras e mostras internas, que permitem socializar os trabalhos com a comunidade escolar e selecionar os projetos que representam cada instituição na etapa municipal.

Para Bach, o evento reforça a importância da pesquisa na formação escolar. “A FEMICTEC é um espaço de descobertas e de valorização do protagonismo dos estudantes. Cada trabalho apresentado revela o potencial criativo e investigativo que temos em nossas escolas”, destacou.

Segundo o secretário de Educação, André Luís da Silva, a FEMICTEC é um dos maoires e mais importantes eventos da SMED. “Buscamos fomentar a postura investigativa dos alunos e, assim, potencializar os processos de aprendizagem”, comenta. Silva ainda destaca a existência da disciplina de Articulação de Saberes, oferecida na rede para os alunos do final do Ensino Fundamental, como forma de motivar para a pesquisa e a investigação.

Além disso, a FEMICTEC também funciona como vitrine para a identificação de projetos que poderão representar Novo Hamburgo em eventos científicos de maior abrangência. A programação inclui ainda a 8ª Olimpíada Municipal de Robótica, integrada à Feira, que amplia as possibilidades de experiências e desafios na área da tecnologia.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados