Connect with us

EDUCAÇÃO

Futebol é a primeira modalidade das Olimpíadas e Paralimpíadas Escolares 2025 de Novo Hamburgo

Competição teve início nesta terça-feira, com partidas disputadas no Sport Club Americano

Na manhã desta quarta-feira (14/05), Novo Hamburgo deu início às Olimpíadas e Paralimpíadas Escolares 2025, evento que reúne mais de 5 mil estudantes das redes pública e privada do Município.

O primeiro dia de disputas foi no Campo do Sport Club Americano, bairro Canudos, com 12 partidas realizadas. Os jogos foram na modalidade Futebol 11, categorias Sub-13 e Sub-15 masculino e marcaram o começo de uma extensa programação esportiva diversificada que se estende até o final do ano. “Estamos muito felizes em receber as Olimpíadas em nosso campo, pois esse evento fortalece o espírito esportivo e estimula a prática de atividades físicas entre todos os participantes”, destacou o presidente executivo do Sport Club Americano, Vagner Costa.

Mais do que uma competição, o evento é visto como uma ferramenta de transformação social e desenvolvimento dos jovens por meio do esporte. Para o professor Josias Soares, que atua na EMEB Getúlio Vargas, os benefícios vão muito além do físico. “A importância desse tipo de evento para a criançada é ensiná-los a disciplina, o respeito e a humildade através do movimento. Hoje eu tenho uma profissão por causa do esporte. A gente se esforça muito na escola para que eles possam ter a mesma oportunidade e que se desenvolvam emocionalmente, fisicamente e socialmente”.

O entusiasmo também estava presente entre os alunos. Théo Vargas, de 11 anos, da EMEB Getúlio Vargas, aguardava entrar em campo e estava animado com a chance de competir. “Eu já joguei em outras olimpíadas escolares, mas essa é a primeira vez pela Getúlio. Espero que a gente ganhe os jogos que vou participar”.

Já Arthur Abreu Nogueira, 13, da EMEB Monteiro Lobato, que já participou outras vezes, ressaltou a oportunidade de socialização. “Eu gosto de eventos como este porque a gente consegue se exercitar e ter contato com outras turmas de outras escolas”.

Além do Futebol 11, a programação inclui Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei, Atletismo, Bicicross, Judô, Punhobol, Tênis, Tênis de Mesa e Xadrez. Um dos destaques do evento é a inclusão. A Paralimpíada Escolar oferece aos estudantes com deficiência a chance de competir em modalidades como Bocha Adaptada, Judô, Atletismo, Tênis de Mesa e Natação.

Para o coordenador de Esportes da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Carlos Izidoro, o evento é uma poderosa ferramenta pedagógica. “A ação esportiva no contexto escolar é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes. O esporte pode fortalecer vínculos sociais, favorecer a inclusão e estimular valores como cooperação, disciplina e responsabilidade, tornando-se uma ferramenta valiosa na formação de cidadãos críticos e participativos”, ressaltou.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados