CAMPO BOM
Grupo “Leve a Vida” oferece apoio no combate à obesidade em Campo Bom

Com foco no autocuidado e na mudança de comportamento em saúde, o Grupo de Apoio à Obesidade “Leve a Vida” tem feito a diferença na vida de moradores de Campo Bom. Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o grupo iniciou uma nova turma em março, atendendo atualmente 12 pacientes. A iniciativa, no entanto, já acontece desde 2024 e, até agora, beneficiou 20 pessoas no total.
“O grupo foi pensado para oferecer não apenas orientação técnica, mas também acolhimento e suporte emocional. Nosso objetivo é promover uma mudança de comportamento sustentável, com base em protocolos reconhecidos pelo Ministério da Saúde. Com isso, buscamos melhorar os indicadores de prevalência de excesso de peso e obesidade, reduzir o surgimento de doenças associadas, como cardiopatias, hipertensão, diabetes e até alguns tipos de câncer, além de diminuir os custos com tratamentos dessas condições. No fim, tudo isso contribui para uma maior expectativa e qualidade de vida dos pacientes atendidos”, explica a coordenadora do Serviço de Alimentação da Secretaria Municipal de Saúde, nutricionista Fabiana Mewius Marques.
O tratamento segue o Protocolo Clínico e Diretrizes do Sobrepeso e Obesidade em Adultos do Ministério da Saúde (2020), utilizando uma metodologia crítico-reflexiva aliada ao conceito de autocuidado apoiado. O processo inclui 10 encontros ao longo de três meses, realizados no Centro Vida. O primeiro é coletivo, com a presença de uma equipe multidisciplinar — médico, psicólogo, nutricionista e educador físico — que apresenta os objetivos e a dinâmica do grupo. Em seguida, acontece uma triagem individual, com avaliação antropométrica, anamnese e inquérito alimentar. Depois disso, os encontros se dividem em quatro semanas consecutivas e quatro quinzenais.
Para participar, o critério principal é ser adulto com IMC acima de 30 kg/m². As inscrições já estão abertas para participação na próxima edição, que iniciará em agosto. Para quem tiver interesse, basta procurar de forma presencial, a Secretaria de Saúde, localizada no 2º andar do Centro Administrativo.
