Connect with us

NOVO HAMBURGO

Guarda Municipal aumenta em 211% o número de cumprimentos de mandados e recapturas

A criação de um banco de dados de foragidos, aliada à tecnologia de reconhecimento facial e à ampliação do patrulhamento ostensivo da Guarda Municipal, aumentou em 211% o número de cumprimentos de mandados de prisão e recapturas em Novo Hamburgo. De janeiro a novembro, foram 109 pessoas presas nessas condições, contra 35 no mesmo período do ano passado. Além disso, as prisões em flagrante realizadas por agentes da corporação municipal cresceram 51%, passando de 105 para 159.

Os números positivos são celebrados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), que adotou medidas nesta gestão para ampliar as prisões e, consequentemente, reduzir os demais índices de criminalidade. Uma das principais foi, por meio do Observatório da Segurança, a criação de um banco de dados de foragidos e criminosos que entraram em flagrante delito na região, nos últimos 10 anos.

“Formamos um banco de dados com informações de 10 mil pessoas, que, em conjunto com a instalação de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e o trabalho dos agentes no patrulhamento, contribuíram para esses números. Estamos dando a resposta que a comunidade merece”, avalia o secretário municipal Rosalino Seara.

Rosalino ressalta o preparo dos agentes da Guarda Municipal, que, atuando na ponta, garantem a melhora dos índices. Em 2025, houve uma readequação operacional na corporação, com o deslocamento de guardas que antes realizavam atividades administrativas para o reforço do patrulhamento ostensivo.

Quanto ao monitoramento, a SMSP mantém conversas com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com o Comando Rodoviário da Brigada Militar de Sapirang para a instalação de câmeras junto à BR-116 e à ERS-239. A ideia, ainda segundo Rosalino, é criar um “cinturão de segurança”, fazendo com que criminosos não entrem no município pela certeza de que serão identificados e presos.

Nesse sentido, o secretário de Segurança Pública reforça a importância da integração do Município com as demais forças de segurança estaduais e federais como a Brigada Militar, a Policia Civil e a PRF, além das guardas municipais outras cidades.

A Guarda Municipal de Novo Hamburgo vem realizando operações integradas de combate a crimes patrimoniais, principalmente nos limites do Município, com corporações vizinhas.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados