NOVO HAMBURGO
Guarda Municipal prende homem por maus-tratos a cães no bairro Canudos
De acordo com o denunciante e outras testemunhas, as agressões seriam recorrentes. Os relatos dão conta de que não se tratava de um episódio isolado, afirmando que os dois cães da família eram frequentemente agredidos com socos, pontapés e golpes com objetos. O denunciante também declarou que as agressões não eram praticadas apenas pelo suspeito, mas também pela mãe dele.
Quando chegaram no local, os agentes constataram que os animais apresentavam comportamento estressado e agressivo, compatível com situação de maus-tratos. O suspeito recebeu os agentes e acompanhou a equipe até a delegacia, onde foi dada voz de prisão e apresentado à autoridade policial.
Os cães foram recolhidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), com apoio da Guarda Municipal, e encaminhados para avaliação e cuidados veterinários. Se condenado, o suspeito poderá enfrentar pena de até cinco anos de reclusão, multa de até R$ 3 mil por animal e cobrança dos custos gerados ao Poder Público.
Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pelo protocolo no site da Prefeitura, presencialmente no andar térreo do Centro Administrativo Leopoldo Petry, pela Guarda Municipal no 153 ou pelo telefone da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), no (51) 99807-6436.