CAMPO BOM

Guardas Municipais de Novo Hamburgo e Campo Bom se unem para compartilhar conhecimentos e experiências

Representantes do departamento de ensino da Guarda Municipal (GM) de Novo Hamburgo iniciaram nesta terça-feira (14/02), um treinamento para a GM do município de Campo Bom, em uma integração entre as forças de segurança dos dois municípios. A ação, que ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, dias 14, 15 e 16, em Campo Bom, conta com aulas teóricas e práticas.

Estiveram presentes sete agentes da Guarda Municipal e cinco fiscais de trânsito, todos de Campo Bom. O curso é ministrado por agentes do Grupamento de Escolta e Segurança com Motos (Gescom) da Guarda Municipal de Novo Hamburgo. As aulas teóricas ocorrem na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) e as práticas no Parque do Trabalhador.

O treinamento contempla estágio de especialização para motociclista, uso de equipamentos de segurança, técnica do contra esterço (manobra para melhor eficiência em curvas), técnicas básicas de pilotagem, instrução de patrulhamento, instrução de abordagem, instrução de acompanhamento e instrução de escolta.

Para o prefeito Luciano Orsi, o objetivo é garantir a segurança de todos os campo-bonenses. “Nosso compromisso é assegurar que os guardas estejam totalmente preparados para atuar com as motocicletas, o que é muito diferente do simples saber andar de moto”, observa. Justamente por isso, destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara, o curso busca simular situações que os agentes vão enfrentar quando estiverem em ação sobre duas rodas.

“Com investimentos em equipamentos e na qualificação de nossos agentes, conseguimos tornar a Guarda Municipal de Novo Hamburgo em uma das mais bem preparadas e equipadas do País. E toda a região ganha quando compartilhamos conhecimento e experiências, em especial a população de nossas cidades”, destacou a prefeita hamburguense, Fátima Daudt.

 

Duas motos para a GMCB e duas para a Fiscalização de Trânsito

 

O prefeito Luciano Orsi anunciou, em janeiro, o investimento em novos veículos para a segurança pública local. Das quatro motocicletas adquiridas naquele momento, duas serão de uso da Guarda Municipal e duas da Fiscalização de Trânsito. Por isso, agentes das duas corporações realizam o curso de abordagem com motos — são sete guardas e quatro agentes de trânsito. “As motos vão garantir maior agilidade nas atividades policiais e principalmente nas respostas aos chamados da população”, pontua o diretor da GMCB, Emerson Edinei Lopes.

Sair da versão mobile