NOVO HAMBURGO

Gustavo Finck recebe secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann

Encontro tratou das necessidades que Novo Hamburgo tem para melhorar o atendimento à população

Na manhã desta quarta-feira (13/08), o prefeito Gustavo Finck recebeu a visita da titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Arita Bergmann. O encontro foi realizado no gabinete do Centro Administrativo Leopoldo Petry e contou com a presença da titular Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Betina Espindula. Na pauta, as demandas de saúde do Município, como o retorno do atendimento da oncologia, a situação do Hospital Municipal e a infraestrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canudos.

“É muito bom quando o Estado se coloca à disposição para conhecer a situação do Município e também buscar soluções”, disse Finck. “Estou fazendo essa visita com o objetivo de ouvir e ajudar o Município, ainda mais Novo Hamburgo, que tem um contingente populacional que merece atenção”, ponderou Arita.

O prefeito falou sobre o bairro Canudos, lembrando que a região tem o tamanho de uma cidade, necessitando de mais investimentos em saúde. Com 56 mil habitantes, é o maior bairro do interior do Rio Grande do Sul, conforme o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a esse assunto, Arita garantiu que o Estado se dispõe a analisar tecnicamente, em conjunto com a SMS, a possibilidade da criação de novos serviços que atendam a demanda própria e desta região.

Após ouvir os relatos das necessidades que Novo Hamburgo tem, a secretária estadual de Saúde comprometeu-se em analisar e viabilizar, dentro das possibilidades do Estado, mais recursos para investimento no Hospital Municipal.

Ainda participaram da atividade os diretores da SES Péricles Nunes, de Planejamento; Suelen Arduin, de Regulação; e Lisiane Fagundes, do Departamento de Gestão da Atenção Especializada.

 

Reunião da Amvag

Antes de chegar na Prefeitura, Arita participou de uma reunião da Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag), com prefeitos e secretários municipais de saúde, incluindo a participação da secretária Betina, que representou o prefeito Gustavo Finck. Realizado no auditório do Prédio Azul da Universidade Feevale, a iniciativa teve o objetivo de ouvir as demandas dos gestores municipais, a fim de encontrar uma solução para as filas de espera em atendimentos.

“Para Novo Hamburgo, enquanto uma das maiores cidades da região da Amvag, esse é um momento importante, pois precisamos discutir a regionalização dos serviços e o aumento do custeio, para que assim a população como um todo seja melhor atendida”, disse Betina.

Sair da versão mobile