NOVO HAMBURGO
Imersão cultural e gastronômica fortalece turismo de experiência em Novo Hamburgo
Entre trilhas, sabores e histórias, Novo Hamburgo abriu suas portas para receber os formatadores de turismo do SESC-RS em um famtour que percorreu o melhor da cidade. O roteiro, realizado no dia 29 de outubro, uniu natureza, cultura e tradição em um passeio que mostrou como o turismo local tem cada vez mais identidade e encanto.
A programação começou pela manhã, com recepção no espaço A Tenda, em Lomba Grande. De lá, o grupo seguiu para o Sítio Pé na Terra e para a Cachaçaria In Vito, encerrando o turno com almoço no Restaurante O Perdigueiro. À tarde, o roteiro percorreu o bairro Hamburgo Velho, com visitas ao Museu Nacional do Calçado, à Fundação Ernesto Frederico Scheffel, ao Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser, à Princess Candy e à fábrica Tchocco Calçados Femininos, que abriu as portas para mostrar a força da indústria local.
Para a diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT), Juliane Mello, o dia foi de troca e valorização do que Novo Hamburgo tem de melhor. “Receber o SESC-RS foi uma oportunidade de mostrar que nossos roteiros têm vida, identidade e autenticidade. Quem visita Novo Hamburgo encontra experiências únicas — da calmaria da Lomba Grande à história viva de Hamburgo Velho”, destacou.
Participaram do famtour os formatadores Everton Soares, do Turismo Pedagógico e Receptivo, e Junio Monteiro, do Turismo Emissivo, ambos do SESC-RS e a turismóloga da SMDEIT, Luciana Quaiato. A ação reforça a parceria entre o setor público e o trade turístico local, além de abrir novas possibilidades para que grupos e visitantes conheçam a cidade de forma mais próxima e experiencial.