NOVO HAMBURGO
Mutirão cardiológico atende pacientes do SUS em Novo Hamburgo
Ação da ONG Juntos pela Vida buscou reduzir fila de espera por consultas especializadas no Município
Neste sábado (16/08), a ONG Juntos pela Vida, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu um mutirão de atendimentos na especialidade de Cardiologia, em Novo Hamburgo. A ação foi realizada no Centro de Especialidades Médicas, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro, e teve como foco pacientes que aguardavam por consultas na rede pública de saúde.
Dos 66 pacientes agendados, 44 compareceram e receberam atendimento médico especializado. Durante as avaliações, quatro foram encaminhados para realização de cateterismo. Outros 12 pacientes não compareceram, deixando de ser atendidos.
A gerente de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Lisiane Kiefer Guimarães, reforçou que a proposta é ampliar o acesso aos atendimentos especializados. “Nossa meta é diminuir o tempo que os pacientes esperam pelo primeiro atendimento com uma especialidade em nossa cidade. Estamos analisando possibilidades de outros mutirões, tanto de cardiologia como de outras áreas médicas”, reforçou.
Fundada em 2016 pelo médico Carlos Antonello, atual presidente da ONG, a Juntos pela Vida é uma entidade sem fins lucrativos que atua no Vale do Sinos oferecendo apoio médico especializado a pacientes do SUS. Mantida por doações e promoções beneficentes, a organização também desenvolve ações voltadas ao combate ao câncer.
Para a administradora e organizadora dos mutirões, Lucirene Angeli, a ação representa um importante reforço para a saúde pública. “Essas ações são fundamentais para quem depende do SUS e enfrenta longas filas de espera, pois levam atendimento médico direto a quem mais precisa, com cuidado, acolhimento e qualidade de vida”, afirmou.