CULTURA
Noite de cinema e memória celebra o legado de Grande Otelo em Novo Hamburgo
Casa das Artes recebe exibição de documentário e bate-papo com o filho do artista, Orson Soares
A Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo (SECULT) promove, na próxima segunda-feira (28/07), uma noite especial dedicada à valorização da história e da cultura afro-brasileira. A partir das 19h30, a Casa das Artes será palco da exibição do documentário “Othelo, o Grande”, seguido de um bate-papo com o professor, pesquisador e filho de Grande Otelo, Orson Soares. A entrada é gratuita.
Com mediação do historiador e responsável pelo Arquivo Público Municipal, Paulo Daniel Spolier, o encontro promete emocionar e instigar reflexões sobre o papel do artista na história do país. Orson é doutorando e mestre em História pela UFRGS, especialista em História e Cultura Afro-brasileira, e um ativista atuante na valorização da memória negra no Brasil. Também é um dos fundadores do Coletivo Fanon.
O documentário homenageia um dos maiores nomes da cultura popular brasileira: Grande Otelo — artista múltiplo que brilhou no cinema, teatro e televisão, desafiando preconceitos e consolidando uma trajetória marcada pelo talento, carisma e resistência.
Com sessões na Casa das Artes, a atividade faz parte da Mostra de Filmes Finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Prêmio Grande Otelo 2025. A mostra é promovida pela Academia Brasileira de Cinema e conta com apoio da SECULT. A iniciativa tem como objetivo aproximar o público das produções nacionais mais recentes e fortalecer o cenário do audiovisual independente no País.