Connect with us

NOVO HAMBURGO

Novo Hamburgo alcança duas conquistas no 7º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal da Famurs

Iniciativa valoriza projetos desenvolvidos pelas prefeituras gaúchas e que contribuem para a inovação e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades locais

Novo Hamburgo conquistou o primeiro e o segundo lugar em duas categorias do 7º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública. A premiação no evento realizado pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) veio durante o 4º Smart Cities Park, em Nova Petrópolis, nesta quarta-feira (29/10) à noite. A iniciativa valoriza projetos desenvolvidos pelas prefeituras gaúchas e que beneficiam as comunidades locais.

O primeiro lugar da Prefeitura de Novo Hamburgo foi na categoria “Meio Ambiente”, com o projeto “Gerenciando as Águas Urbanas: A política de Amortecimento de Cheias de Novo Hamburgo”. O projeto concorreu contra os municípios de Caxias do Sul e Passo Fundo. Já o segundo lugar veio na categoria “Defesa Civil, Resiliência e Voluntariado”, com o projeto “Novo Hamburgo Mais Resiliente”, contra Porto Alegre e Bento Gonçalves.

O prefeito Gustavo Finck, comemorou a conquista de dois troféus — de 1º e 2º lugar — no Prêmio Boas Práticas da FAMURS, destacando o reconhecimento ao empenho e à competência das equipes da Prefeitura. Ele enfatizou que as conquistas refletem o trabalho coletivo desenvolvido desde o início do ano em prol da cidade. “Esses prêmios são resultado de uma equipe comprometida e dedicada. Esse reconhecimento é de vocês, é para Novo Hamburgo”, afirmou Finck.

O diretor do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) de Novo Hamburgo, Gabriel Roballo, observou que o reconhecimento recebido pelo Município é resultado de um esforço coletivo da diretoria, da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (SMOPI) e de todos os setores da Prefeitura. Ele ressaltou que o trabalho vem sendo desenvolvido de forma multidisciplinar, com foco na drenagem urbana, no redimensionamento de redes e bacias hidrográficas e na mitigação dos impactos das cheias. “Estamos trabalhando para tornar nossas bacias hidrográficas mais resilientes e ‘renaturalizar’ os cursos d’água, enfrentando de forma sustentável os desafios geográficos da cidade”, disse Roballo.

O diretor da Defesa Civil de Novo Hamburgo, Gilson do Amaral, celebrou o segundo lugar conquistado na categoria em que estava concorrendo. Ele falou que o resultado reflete o empenho da equipe e o compromisso da gestão com a segurança da população, especialmente após a catástrofe climática enfrentada em 2024. “Com poucos meses de trabalho, trazer para a cidade um troféu é motivo de orgulho e mostra que estamos construindo, em equipe, uma Novo Hamburgo mais resiliente e preparada para enfrentar desafios”, afirmou Amaral.

Essa é a maior edição desde a criação do Prêmio Boas Práticas da Famurs. O prêmio recebeu mais de 400 projetos inscritos em 18 categorias, evidenciando o comprometimento das administrações municipais com a busca por soluções criativas e transformadoras nas mais diversas áreas da gestão pública.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados