EDUCAÇÃO
Novo Hamburgo amplia projeto Escolas Sementeiras para toda a rede municipal em 2025

Iniciativa visa fortalecer a inclusão e o respeito à diversidade, proporcionando formação continuada aos educadores
A cidade de Novo Hamburgo vive um novo capítulo em sua trajetória educacional com o fortalecimento do projeto Escolas Sementeiras, idealizado pela Gerência de Educação Inclusiva e Diversidade da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Neste ano, a iniciativa foi ampliada para atingir todas as EMEIs, EMEBs e espaços pedagógicos da rede pública municipal de ensino.
A iniciativa, lançada em 2024 com um grupo piloto de 27 escolas, tem como objetivo implementar e fortalecer a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e promover ações voltadas à proteção das mulheres nos ambientes escolares. “Expandimos a proposta para toda a rede neste ano, com o compromisso de transformar a escola em um espaço mais igualitário e antirracista”, afirma a assessora da SMED e coordenadora do projeto, Fernanda Duarte de Oliveira.
Com encontros mensais o projeto proporciona formação continuada aos educadores e estimula o intercâmbio de experiências entre as escolas. Cada unidade conta com um professor representante responsável por multiplicar as ações internamente.
Durante o lançamento da edição 2025, realizado em 30 de abril em formato virtual, mais de 120 educadores participaram da apresentação do plano de ação para o ano, incluindo formações, revisões de documentos orientadores da rede, construção de acervos escolares e elaboração de um protocolo antirracista.
Entre as ações previstas, estão a criação de um Grupo de Trabalho intersetorial de ERER e diversidade, formações específicas para gerências, e o planejamento pedagógico com base nos marcos legais, desde a educação infantil até a EJA. “Queremos construir uma sociedade mais justa, valorizando a história dos povos negros e indígenas e promovendo o respeito às mulheres”, destaca Fernanda.
A próxima atividade será dia 30 de maio, das 8 horas às 11h30, na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), com a palestra “Vieses Inconscientes”, com a psicóloga Jennifer Cereja.
Além de abordar a história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, o projeto cumpre com as diretrizes do artigo 24-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e articula temas como identidade, diversidade, equidade de gênero e enfrentamento à discriminação.
