Connect with us

NOVO HAMBURGO

Novo Hamburgo aplica inseticida contra dengue nas escolas municipais

Aplicação antes do início do ano letivo é mais uma ação do Município no combate ao mosquito transmissor da dengue

 

Nesta quarta-feira (07/02) a Vigilância Sanitária de Novo Hamburgo realizou borrifações de produtos químicos contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em 13 escolas da Rede Municipal de Ensino. A ação será retomada nesta segunda-feira de carnaval e também entre quarta e sexta-feira da semana que vem nas demais escolas municipais. Para os alunos da educação básica, o ano letivo de 2024 na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo começa dia 19 de fevereiro. “Está sendo realizado um trabalho conjunto que envolve todos os órgãos de saúde do Município no combate à dengue”, destaca a gerente da Vigilância Sanitária, Débora Spessato Bassani.

 

Ainda nesta quinta-feira (08/02), será realizado bloqueio em partes do bairro Vila Diehl. Na sexta-feira, o bloqueio ocorre em parte de Canudos. Na semana que vem, os bloqueios ocorrem no bairro Vila Diehl (terça-feira) e Boa Saúde (quarta). Os bloqueios são aplicações de inseticida em um raio de 200 metros do caso confirmado, visando eliminar os mosquitos transmissores. Novo Hamburgo contabiliza 259 casos de dengue somente neste ano.

 

As borrifações são realizadas conforme gerenciamento estratégico de risco. Onde há casos confirmados e/ou maior risco para dispersão da dengue, ocorrem as borrifações, além dos pontos estratégicos como (cemitérios, borracharias, ferro-velhos, floricultura…) e também nas escolas da rede municipal. Portanto, novos locais podem ser definidos ao longo dos próximos dias.

 

Mais ações

 

Além das borrifações, o Município também adquiriu testes rápidos para diagnóstico precoce para dengue, o que possibilita um manejo mais adequado da doença. Ainda em fevereiro, os agentes de saúde, bem como outros servidores da atenção primária em saúde de Novo Hamburgo, irão receber capacitação acerca das arboviroses (doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela).

 

Também Já foram realizadas reuniões entre a Atenção Primária em Saúde e a Vigilância em Saúde para alinharem estratégias de atendimento à população caso a situação de transmissibilidade da doença venha a se agravar. Dentre as estratégias elencadas, está a previsão de hidratação endovenosa para possíveis pacientes, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

 

Ajuda da população

 

Recente levantamento de índices para Aedes Aegypti (LIRAa) aponta que os principais criadouros do mosquito em Novo Hamburgo são vasos de flores e pequenos recipientes dentro dos pátios. Por isso, é fundamental que a população colabore, realizando semanalmente uma vistoria em sua residência e executando ações que auxiliem na eliminação dos focos do mosquito, tais como:

 

– Tampe os tonéis e caixa d’água;

 

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela. Coloque água sanitária nos ralos e em locais onde não seja possível alcançar para esvaziar;

 

– Mantenha as calhas sempre limpas;

 

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

 

– Mantenha lixeiras bem tampadas;

 

– Elimine ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

 

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

 

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;

 

– Semanalmente renove a água das bromélias com jato da mangueira.

 

Essas medidas simples podem ajudar a reduzir o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti e contribuir para a prevenção de doenças transmitidas por ele, como a dengue, zika e chikungunya.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados