Connect with us

NOVO HAMBURGO

Novo Hamburgo articula ações emergenciais para proteger população durante alerta de frio intenso

Município coordena atividades integradas para minimizar impactos das baixas temperaturas

Em resposta ao alerta de frio intenso emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), a Prefeitura realizou na noite desta terça-feira (27/05) uma reunião emergencial para definir medidas de proteção à população em situação de vulnerabilidade social.

O encontro contou com a participação do prefeito Gustavo Finck, Defesa Civil, representantes das secretarias municipais e órgãos vinculados. A reunião avaliou as ações necessárias diante da previsão de temperaturas próximas de zero grau entre quarta-feira (28) e sexta-feira (30), incluindo formação de geada, situação que pode levar à hipotermia pessoas desprotegidas.

Como parte da mobilização, será instalado um ponto de acolhimento noturno na Catedral São Luiz Gonzaga (Rua Cidade Atlântida , 34), funcionando das 19 horas às 8 horas, entre quinta-feira (29) e domingo (1º de junho).

O espaço oferecerá jantar, café da manhã, colchões, cobertores, travesseiros e kits de higiene, contando com a segurança da Guarda Municipal, apoio da Defesa Civil e profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH). A coordenação das ações integrais é realizada pela Secretaria de Gestão, Governança e Desburocratização.

Além disso, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Centro e Canudos e o Hospital Municipal estarão em plena operação para receber pessoas que necessitem de atendimento médico durante o período. A população que precisar de acolhimento ou informações pode contatar a Guarda Municipal pelos canais oficiais: telefone 153 ou (51) 3524-8737.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda que, durante todo o mês de junho, a Casa de Vacina ampliará seu atendimento aos sábados, das 9 às 15 horas, facilitando o acesso à vacinação contra a gripe e a Covid-19. A vacina da gripe está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, com prioridade para os grupos mais vulneráveis. Para receber a imunização, é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência em Novo Hamburgo ou cartão SUS, além da carteira de vacinação.

A Defesa Civil também orienta a população sobre cuidados importantes para enfrentar o frio intenso, como vestir-se em camadas, hidratar-se regularmente, proteger a pele, usar calçados adequados e evitar sair de casa sem necessidade, principalmente crianças, idosos e pessoas com condições crônicas.

A Administração Municipal mantém monitoramento constante da situação e seguirá adotando medidas para garantir a segurança e o bem-estar da população.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados