Connect with us

EMPREGO

Novo Hamburgo contabiliza saldo de milhares de novas empresas e empregos

Município teve saldo positivo de mais de 17 mil empresas registradas

Mais empresas, mais empregos para Novo Hamburgo. Segundo dados da RedeSim do governo federal, o Município de Novo Hamburgo segue como uma das cidades mais procuradas por empreendedores para abrirem seus negócios e também uma das preferidas por empresários para migrarem seus negócios. “Graças à infraestrutura da cidade e aos processos de desburocratização que colocamos em prática, temos números bastante expressivos em empreendimentos abertos no município”, destaca a prefeita Fátima Daudt.

A RedeSim é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios. Conforme informações desta rede, entre 2017 e 2023 Novo Hamburgo teve um saldo positivo de 17.332 empresas. “Este número é o resultado da diferença entre empresas que fecharam e empresas que abriram no período”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues.

É cada vez mais visível também a ocupação de áreas e antigos prédios por novos empreendimentos na cidade. O anúncio mais recente é da Fort Atacadista, cujas obras já estão em andamento para sua instalação no bairro Operário. Mas há obras de novos empreendimentos em bairros como Rio Branco, Canudos, Hamburgo Velho, Rondônia, Santo Afonso e muitos outros.

Ainda segundo informações da RedeSim, deste total, 8,1 mil são de empresas que resolveram migrar suas atividades para Novo Hamburgo entre 2017 e 2023. “Naturalmente, tivemos algumas empresas que deixaram a cidade, o que faz parte de planos estratégicos dos negócios. Mas Novo Hamburgo atrai muitos empreendimentos de outras regiões e cidades”, completa a secretária.

 

Mais empregos

A abertura e migração de empresas em Novo Hamburgo tem refletido também na criação de empregos formais na cidade, ou seja, com carteira assinada. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal, Novo Hamburgo começou o ano de 2024 como o município que mais gerou empregos no Vale do Sinos. Em toda a Região Metropolitana de Porto Alegre, ficou atrás somente de Porto Alegre. Foram 290 pontos de trabalho criados em janeiro.

Aliás, em 2021, por exemplo, ainda durante a pandemia de covid 19, Novo Hamburgo foi destaque nacional com 7,7 mil postos de trabalho criados. Foi a segunda cidade com mais de 200 mil habitantes de todo o País a proporcionalmente criar mais empregos, atrás apenas de Osasco, em São Paulo, e superando todas as capitais.

Ainda segundo o Caged, Novo Hamburgo voltou a se destacar no ano seguinte, com saldo de quase 2,3 mil novos empregos. Ano passado, Novo Hamburgo foi um dos poucos municípios do Vale do Sinos a terminar o ano com saldo positivo (83), enquanto a maioria da região encerrava o ano com saldo de centenas de empregos fechados.

“São números de organismos nacionais que atestam o trabalho que está sendo realizado em Novo Hamburgo”, lembra a prefeita. Trabalho que começou em 2017 e 2018, com a entrada do município na RedeSim e a criação da Sala do Empreendedor, que reúne em um local o atendimento aos empreendedores. Desde então, a Administração Municipal vem realizando uma série de ações em apoio ao crescimento dos empreendedores já instalados e também na criação de um ambiente favorável criado no município para receber empreendimentos, muitas destas ações em parceria com o Sebrae-RS.

Já em 2022, por exemplo, Novo Hamburgo foi a primeira cidade do Estado, depois de Porto Alegre, a integrar o sistema Tudo Fácil Empresas da Junta Comercial e de Serviços do Estado, facilitando ainda mais a abertura de novas empresas. No mesmo ano, foi lançado o Conselho Municipal de Desburocratização e Empreendedorismo, uma iniciativa pioneira no País no âmbito da Administração Municipal.

 

 

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados