NOVO HAMBURGO
Novo Hamburgo inaugura ambulatório para atendimento especializado a idosos
A população de pessoas idosas de Novo Hamburgo passa a contar, a partir de agora, com mais um serviço de saúde pública. O Município inaugurou, nesta sexta-feira (14/11), o ambulatório do Programa Saúde 60+ RS, que oferece atendimento especializado e multiprofissional para idosos frágeis ou com diagnóstico de demência. O serviço funcionará no Centro de Especialidades Médicas, localizado no segundo andar da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro, na Rua Visconde de Taunay, nº 134, bairro Rio Branco.
A solenidade de inauguração, na UPA Centro, contou com a participação do prefeito Gustavo Finck, da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e da titular da Secretaria da Saúde de Novo Hamburgo, Betina Espindula.
O Saúde 60+ RS é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde, que está habilitando 20 municípios gaúchos para operar o programa. Novo Hamburgo é a terceira cidade a dar início ao atendimento e se diferencia das demais por ser primeira a contar com gestão integral pelo Município e dispor de equipe completa, composta por profissionais da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH), incluindo médico geriatra.
Com o repasse mensal de R$ 130 mil por mês, o serviço vai oferecer cerca de 300 consultas mensais a pacientes de Novo Hamburgo e cidades da região, além de 1.200 atendimentos prestados pela equipe multiprofissional, incluindo exames laboratoriais e de imagem. Segundo dados da Saúde estadual, cerca de 20% da população acima de 60 anos de Novo Hamburgo, o que corresponde a 10 mil pessoas, foi identificada com o perfil de fragilidade para receber atendimento pelo programa. Já na área de abrangência da 1ª Coordenadoria Estadual de Saúde, na qual Novo Hamburgo está inserida, esse número sobe para 171 mil pessoas.
De acordo com o prefeito, o Programa Saúde 60+RS significa mais um avanço para a Saúde municipal. “Ainda temos muitos desafios a vencer nessa área, precisamos recuperar a infraestrutura das nossas unidades e hospitais, mas celebramos cada conquista com muito orgulho”, disse. “A parceria do Governo do Estado junto às demandas em que ainda não temos recursos suficientes tem sido essencial, como ocorreu na enchente e em tantas outras iniciativas”, complementou Finck.
O prefeito lembrou ainda que residiu no Japão por muitos anos, onde percebeu a valorização das pessoas idosas naquele País. “Aqui também vamos cuidar da nossa gente, dos nossos idosos, o que nos gratifica imensamente, e estamos prontos para realizar ainda mais entregas de serviços essenciais à população em 2026.”
A secretária estadual da Saúde elogiou a qualidade do projeto apresentado pela Saúde municipal. “Todos os requisitos técnicos foram preenchidos para que Novo Hamburgo possa ofertar o atendimento especializado, que é um resgate de oportunidades a esse grupo da população, que necessita desse espaço, completando o elo entre a atenção primária, secundária e terciária de saúde”, ressaltou Arita Bergmann.
No total, o governo do Estado está investindo mais de R$31 milhões no Saúde 60+ RS. Arita também salientou o engajamento do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Novo Hamburgo nas políticas públicas de saúde, contribuindo para que a cidade já seja considerada referência no cuidado das pessoas com mais de 60 anos. “É muito bom que o governo do Estado encontre parceiros com o nível de qualidade apresentado em Novo Hamburgo”.
Para a secretária municipal de Saúde, Betina Espindula, o serviço inaugurado é de alta relevância social, transformador para a vida das pessoas, e simboliza o cuidado não só com as próximas gerações de hamburguenses, mas em relação à demanda atual que se apresenta. “Pensar na saúde da população idosa é pensar no nosso futuro e, muito mais do que isso, é pensar no presente de uma sociedade que envelhece cada vez mais e precisa envelhecer com qualidade e com saúde”, salientou. “Este serviço vai aprimorar o atendimento dos nossos idosos e também de todos os nossos municípios vizinhos”, concluiu a secretária.
Presente à solenidade, o médico geriatra Jelson Cardoso, responsável pelo atendimento do programa na UPA Centro, também ressaltou a importância da iniciativa, informando que o Rio Grande do Sul deverá ser o primeiro estado do Brasil a ter, nos próximos anos, mais de 50% da população idosa. O deputado estadual Issur Koch, autor da Lei Estadual de Proteção e Desenvolvimento de Serviços para Cuidar das Pessoas com Alzheimer, que serviu de base para constituir a proposta do Ambulatório 60+RS, também participou da cerimônia.
O serviço conta com equipe multiprofissional composta por:
– Médico geriatra, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social;
– Avaliação multidimensional como base para o plano de cuidado;
– Encaminhamento regulado pelo Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon);
Saúde 60+ RS
O Saúde 60+ RS é um programa de atenção primária estratégico do governo, implementado por meio de 20 serviços regionalizados de saúde, visando qualificar o atendimento prestado na atenção primária em saúde, reduzir casos de hospitalização na população idosa e diminuir as filas de espera na atenção especializada.