EDUCAÇÃO
Novo Hamburgo inicia ano letivo nesta quarta-feira
O som do sinal, os corredores voltando a ganhar vida, os abraços entre colegas e professores, os sorrisos tímidos do primeiro dia. A volta às aulas é feita de reencontros, expectativas e novos sonhos que começam a ser construídos dentro das salas de aula.
Na quarta-feira (18/02), a Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo inicia o ano letivo de 2026, marcando o retorno de milhares de estudantes e profissionais da educação para mais um ciclo de aprendizado e desenvolvimento.
O prefeito Gustavo Finck destaca o simbolismo deste momento para a comunidade.
“A volta às aulas representa recomeços e esperança. É nas escolas que construímos o futuro da nossa cidade, formando cidadãos preparados, conscientes e capazes de transformar a realidade ao seu redor”, afirma.
A rede municipal conta com 52 Escolas de Educação Básica, 39 Escolas de Educação Infantil e 7 Espaços Pedagógicos, garantindo atendimento qualificado em diferentes etapas da formação educacional.
São cerca de três mil profissionais da Educação dedicados ao ensino e à formação dos 24 mil estudantes atendidos pelo Município.
Para o secretário de Educação, André Luís da Silva, o início do ano letivo é um momento de renovação e compromisso coletivo. “Cada início de ano letivo renova nossa missão de cuidar, ensinar e acolher. Estamos preparados para oferecer um ambiente seguro, inclusivo e estimulante, onde nossos estudantes possam aprender e se desenvolver plenamente”, ressalta.
As escolas passaram por melhorias e preparativos para receber os alunos, assegurando ambientes adequados ao ensino e ao bem-estar dos estudantes.
O calendário letivo inicia em 18 de fevereiro em todas as unidades da rede municipal. A Secretaria de Educação (SMED) orienta que pais e responsáveis fiquem atentos aos comunicados das escolas quanto a horários, organização das turmas e demais informações específicas de cada unidade.