Connect with us

NOVO HAMBURGO

Novo Hamburgo participa de definição das áreas prioritárias da Consulta Popular 2025

Seleção pública de projetos terá R$ 60 milhões distribuídos nos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs) do Estado

A região do Vale do Sinos receberá R$ 2,4 milhões em recursos estaduais, que serão aplicados no projeto vencedor da Consulta Popular 2025 – Orçamento Estadual 2026. A escolha será feita por meio de votação popular entre os dias 6 e 8 de outubro, a partir de quatro áreas prioritárias definidas durante a Assembleia Regional Ampliada do Conselho Regional de Desenvolvimento (Consinos), realizada na manhã desta quinta-feira (11/09), no Câmpus II da Universidade Feevale. A Prefeitura de Novo Hamburgo esteve presente no encontro, que reuniu lideranças e representantes municipais para debater os rumos do desenvolvimento regional.

“Depois de muitos anos, Novo Hamburgo voltou a se mobilizar para integrar a Consulta Popular. É um processo democrático, que nos permite trabalhar junto aos demais municípios do Vale do Sinos na definição de prioridades regionais, garantindo que as demandas da nossa comunidade sejam ouvidas”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT), Daiana Monzon.

A proposta vai contemplar os 14 municípios participantes da Consulta Popular e que fazem parte do Consinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. A distribuição dos recursos será feita de forma igualitária entre eles, com a exigência de que cada município alcance, no mínimo, 2% dos votos, proporcionalmente ao número de eleitores.

Caso algum município concentre mais de 50% dos votos da proposta vencedora, poderá acessar os recursos correspondentes, mesmo que não atinja o percentual mínimo estipulado. Os projetos eleitos serão executados por meio de investimentos e convênios firmados com os respectivos municípios.

Autoridades e representantes regionais participaram do encontro que marcou mais uma etapa da Consulta Popular 2025. Estiveram presentes o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa; o presidente do Consinos, Gabriel Grabowski; e a diretora do Departamento de Articulação Regional e Participação (DARP), Bruna Blos, que representou o governo do Estado por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Também participaram presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes), vereadores, gestores municipais, membros da Comissão Regional da Consulta Popular — formada pela diretoria e conselho de representantes do Consinos — e os 141 delegados titulares eleitos nas 14 Assembleias Públicas Municipais realizadas neste ciclo. Novo Hamburgo foi representada por 22 delegados.

Áreas definidas para votação

A votação será realizada de 6 a 10 de outubro, de forma digital, pelo site www.consultapopular.rs.gov.br ou pelo WhatsApp (51) 3210-3260. Os projetos que estarão na cédula são:

* Meio Ambiente: projeto de castração em massa de cães e gatos, com microchipagem e atendimento veterinário gratuito ou a baixo custo.
* Meio Ambiente: aparelhamento e fortalecimento da Defesa Civil Municipal, com aquisição de viaturas, equipamentos e tecnologias.
* Inovação, Ciência e Tecnologia: criação de parque de inovação tecnológica para startups e fortalecimento do ecossistema de inovação.
* Turismo: revitalização de parques, praças e áreas histórico-culturais, além da criação de rotas turísticas.

Mobilização em Novo Hamburgo

No dia 2 de setembro, Novo Hamburgo realizou sua Assembleia Municipal da Consulta Popular, reunindo mais de 200 participantes, de forma híbrida, no Centro Administrativo Leopoldo Petry. Na ocasião, foram apresentadas 19 propostas do Município, das quais quatro seguiram para a fase regional:

* Castração ética e descentralizada de cães e gatos;
* Invest NH – ações de promoção de Novo Hamburgo para atrair investimentos e fortalecer a economia local;
* Sistema de proteção contra cheias e minimização de impactos;
* Aparelhamento da Defesa Civil Municipal.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados