Connect with us

NOVO HAMBURGO

Novo Hamburgo recebe a 88ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

Novo Hamburgo recebeu, nesta quinta-feira (21/08), a 88ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria e o acendimento da Pira da Pátria, na Praça do Imigrante. O evento foi organizado pela Liga de Defesa Nacional, em parceria com a Secretaria de Cultura (SMC), que desde 1937 prepara e leva a centelha patriótica a todas as regiões do Rio Grande do Sul.

Antes de chegar ao Município, a chama passou por Estância Velha. Em Novo Hamburgo, o acendimento foi realizado pelo atleta de punhobol da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, Mateus Jung, que integrou a delegação brasileira da modalidade na conquista da medalha de ouro no The World Games 2025, realizado na China.

“É uma honra termos a participação da Sociedade Ginástica no acendimento da pira, um símbolo de patriotismo pelo nosso estado e país. E já antecipo aqui o convite para prestigiarem o nosso Desfile Cívico do 7 de Setembro”, comenta o prefeito Gustavo Finck. O chefe do executivo hamburguense, acompanhado do titular da SMC, Angelo Reinheimer, e do presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Coller, hastearam as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Novo Hamburgo no ato simbólico. O diretor da Guarda Municipal, Emerson Edinei Lopes, também participou da cerimônia.

A banda Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio do Sinos (CRPO/VRS) tocou os hinos nacional e estadual. Presente no encontro, o presidente da Liga de Defesa Nacional, do Núcleo de Cachoeirinha, Márcio Hemmig destacou a importância tanto dos hinos quanto das bandeiras. “A Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande Do Sul reverencia nesta oportunidade os dois maiores símbolos da Pátria, o Hino Nacional Brasileiro e a Bandeira Nacional, que representam a Alma e o Corpo da Nação, essência e materialidade”, disse.

Neste ano, o tema central da celebração é o bicentenário de nascimento de Dom Pedro II, imperador do Brasil por cerca de cinco décadas. Já em âmbito estadual, a homenagem vai para o Grêmio Náutico União, com sede em Porto Alegre e reconhecido como o 3° maior clube socioesportivo brasileiro. Após o acendimento da pira, o Fogo Simbólico da Pátria seguiu para São Leopoldo, dando continuidade ao ato simbólico que seguirá até o Dia da Independência do Brasil.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados