NOVO HAMBURGO
Novo Hamburgo tem a terceira menor taxa de homicídios do RS entre cidades com mais de 100 mil habitantes
Novo Hamburgo – 19/01/2026
Índice de 4,39 em 2025 coloca o Município à frente de outros da Região Metropolitana e reforça resultados das ações de segurança pública
Novo Hamburgo registrou, em 2025, a terceira menor taxa de homicídios do Rio Grande do Sul entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O índice foi de 4,39, colocando o Município atrás apenas de Pelotas, com taxa de 2,15, e Uruguaiana, com 3,41.
O levantamento foi realizado pelo Observatório da Segurança Pública, Inteligência e Contrainteligência do Município, a partir da divisão do número de homicídios pelo total de habitantes, conforme dados do Censo 2022, multiplicados por 100 mil. A metodologia segue o padrão adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e utiliza dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS).
Com esse resultado, Novo Hamburgo aparece à frente de importantes cidades da Região Metropolitana, como São Leopoldo (4,60), Gravataí (5,28), Sapucaia do Sul (5,30), Cachoeirinha (5,87), Viamão (13,83) e Porto Alegre (14,26), reforçando a tendência de redução dos indicadores de violência no Município.
Além disso, Novo Hamburgo registrou redução em indicadores relevantes da criminalidade divulgados pela SSP/RS na semana passada, especialmente nos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), no comparativo entre 2024 e 2025.
Entre os crimes contra a vida, o destaque é a queda de 44% nos homicídios dolosos e o índice zerado de latrocínios. O Município também apresentou redução nos registros de roubo de veículo (-38%), roubo a estabelecimento comercial (-38%), roubo a pedestre (-27%) e roubo a residência (-17%).
O desempenho é reflexo de um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), que incluem a reorganização do efetivo da Guarda Municipal, investimentos em tecnologia e videomonitoramento, estudos e análises produzidos pelo Observatório, além da integração permanente com a Brigada Militar e a Polícia Civil.
O trabalho, segundo a Prefeitura, terá continuidade em 2026 com novas iniciativas já planejadas. Entre elas estão a criação e o fortalecimento de grupos de atuação especializada na Guarda Municipal, o acréscimo de 29 novos guardas municipais, que estão em processo de capacitação, a instalação de novas câmeras por meio do programa SmartNH, a integração do sistema de videomonitoramento com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), além da aquisição de novas viaturas para reforçar o patrulhamento.
“A expectativa é de que os investimentos e a integração das forças de segurança mantenham a tendência de queda nos índices de criminalidade e ampliem a sensação de segurança da população”, destaca o secretário municipal de Segurança Pública, Rosalino Seara.