NOVO HAMBURGO
Operação da Guarda Municipal reforça segurança em bairros de Novo Hamburgo

Ações concentradas nos bairros São José e Canudos resultaram em prisões, autuações e fiscalização de estabelecimentos irregulares
Na noite deste sábado (24/05), a Guarda Municipal de Novo Hamburgo realizou duas operações de fiscalização, com o objetivo de prevenir e coibir roubos e furtos de veículos, e de pedestres, tráfico de entorpecentes e perturbação do sossego público. As ações foram concentradas nos bairros São José e Canudos.
Durante as operações, os agentes realizaram abordagens para identificação de pessoas e fiscalização de trânsito, priorizando locais com maior incidência de crimes patrimoniais. Foram abordados 19 veículos e 27 pessoas. Além disso, foram registradas 10 autuações de trânsito e um veículo foi removido.
No bairro Canudos, a operação foi acompanhada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU) e Corpo de Bombeiros. Um estabelecimento comercial, que vende bebidas e drinks, foi fiscalizado. O proprietário não apresentou os alvarás necessários do local, sendo emitida notificação pelos fiscais. Também foi emitida notificação pelo Corpo de Bombeiros devido à ausência de alvará de plano contra incêndio. O proprietário também foi orientado a respeito da perturbação do sossego público.
De acordo com o diretor da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, Emerson Edinei Lopes, os locais já estavam sendo monitorados, após várias denúncias. “Havia a necessidade de uma ação pontual e de uma resposta que trouxesse a dignidade aos moradores e a manutenção da ordem para aquela comunidade”, reforça.
No loteamento Kephas, no bairro São José, um homem foi preso por tráfico de drogas após tentar fugir da abordagem da Guarda Municipal. Com ele, foram encontrados R$ 43,15 em dinheiro trocado e 31 pedras de crack. O suspeito, que já possuía antecedentes criminais, foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
A operação contou com a participação de 15 agentes da Guarda Municipal, três viaturas e seis motocicletas do Grupamento Especializado em Segurança com Motos (GESCOM).
