Connect with us

NOVO HAMBURGO

Prefeita Fátima confere novos ônibus que atuarão em Novo Hamburgo

Nesta sexta-feira (23/02), a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, foi até a empresa Marcopolo, em Caxias do Sul, conferir como será a frota de ônibus que irá atender o novo transporte coletivo do Município. É na montadora da Serra gaúcha que a empresa Viação Santa Clara (Visac) está construindo seus ônibus. A Visac venceu a histórica licitação dos ônibus em Novo Hamburgo. “Ficamos encantados com a recepção proporcionada pela Marcopolo e pela qualidade dos ônibus que estão sendo construídos”, enfatizou a prefeita.

Fátima conferiu alguns ônibus já prontos e também visitou a produção dos ônibus que atuarão em Novo Hamburgo na linha de montagem da Marcopolo. Além do exterior em cor amarela, que reproduziu layout indicado pelo Município, o grupo de visitantes também conferiu a parte interna dos ônibus, atestando a qualidade da fabricante gaúcha e o empenho da Visac em garantir veículos de alto nível.

Acompanhada da secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, e do diretor de Transporte, Leandro Bortoli, Fátima recebeu as boas-vindas do CEO da Marcopolo, André Vidal Armaganijan, e do diretor Comercial e de Marketing, Ricardo Portolan. Pela Visac, acompanharam a visita o diretor superintendente, Rodrigo Hoelzl; o gerente Fernando Silveira, e a engenheira Melissa Klafke. O grupo teve a visita acompanhada pelos gerentes da Marcopolo Alexandre Cervelin (nacional) e Paulo Tramontin (regional).

Em ato simbólico, a prefeita e a secretária Roberta receberam das mãos de Hoelzt as chaves do primeiro ônibus da nova frota que atuará na cidade. Fátima adiantou que na segunda-feira, dia 26, após finalizar alguns ajustes com as empresas, irá anunciar a data oficial de abril em que o novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo entrará em operação.

Os ônibus conferidos pela prefeita já contam com ar-condicionado (que estará presente nos ônibus que farão as maiores rotas no novo sistema hamburguense), vidros com película de proteção solar, câmeras internas, acesso à Internet aos passageiros via wifi, painel de pânico e com total acessibilidade. A nova frota será composta por 76 veículos, com dimensões variadas.

O novo sistema hamburguense se chama MixMob – Sistema Integrado de Mobilidade. A mudança não inclui apenas ônibus novos, mas também um aplicativo que possibilitará ao usuário acompanhar em tempo real seu ônibus e previsão de chegada no seu ponto. A cidade, por exemplo, foi dividida em quatro áreas, cada uma sendo representada por uma cor e letra que facilitará o deslocamento das pessoas. As placas serão afixadas no para-brisa dos ônibus e ao lado da porta de entrada. Este e outros detalhes poderão ser conferidos no site mixmob.novohamburgo.rs.gov.br.

 

Referência nacional

Ao final da visita, tanto a prefeita quanto o empresário Hoelzl foram presenteados pela Marcopolo com uma réplica em miniatura do novo ônibus que atuará em Novo Hamburgo. “É impressionante tudo o que passamos para chegar neste dia, hoje. Isso mostra o quanto é importante não desistir, ir até o final, sempre em busca do resultado positivo”, disse Fátima, lembrando os vários contratempos enfrentados nesta licitação, processo que foi tentado por várias administrações anteriores.

Fátima citou ainda o fato do Tribunal de Contas do Estado (TCE) considerar a licitação hamburguense como referência para todo o País. “Nesta semana, estive no Rio de Janeiro a convite da Frente Nacional dos Prefeitos, para falar justamente desta nossa licitação, que está servindo de modelo no País”, disse. Tramontin destacou que a Marcopolo se sente muito honrada em ter sido escolhida para construir os novos ônibus.

Hoelzl completou dizendo que sente muito orgulho de fazer parte deste momento histórico. “Somos uma empresa que está completando 50 anos de atuação. Estamos mostrando hoje que estamos levando esta questão muito a sério. Temos knowhow e condições de dar conta deste grande desafio que foi posto nesta licitação, que foi muito complexa”, enfatizou

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados