NOVO HAMBURGO
Prefeito anuncia medidas para melhorar a drenagem em visita à Casa de Bombas
Novo Hamburgo – 17/01/2026
Após a forte chuva desta sexta-feira (16/01), com precipitação de 60 a 70 milímetros em duas horas, sendo 20 milímetros apenas nos primeiros 15 minutos, o prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, anunciou medidas para evitar novos acúmulos de água e fiscalizou a operação da Casa de Bombas. A partir de segunda-feira (19/01), o Município receberá máquinas por meio do Programa Desassorear RS, do governo do Estado, para a realização de trabalhos em três arroios: Guia Lopes, Wiesenthal e Pampa. Em breve, também haverá intervenção no Arroio Gauchinho.
Além disso, Finck projetou a apresentação, em breve, de um programa de melhorias no sistema pluvial. “A drenagem é muito antiga e não comporta esse volume de chuva. O ano de 2025 foi de pagar as contas, e 2026 será um ano de investimentos para cuidar de Novo Hamburgo”, disse.
Outra meta da gestão é dar continuidade aos trabalhos de hidrojateamento para a limpeza da rede de escoamento da água da chuva, mas com equipamentos próprios.
O prefeito reforçou que o Executivo buscará fazer a sua parte, mas a comunidade também pode auxiliar adotando medidas simples, como, por exemplo, evitar o descarte irregular de resíduos. “Infelizmente, observamos um elevado acúmulo de lixo junto à Casa de Bombas no bairro Santo Afonso”, afirmou.
Finck destacou que a Casa de Bombas está operando com quatro equipamentos, além de duas bombas anfíbias que atuam em parceria com o município vizinho de São Leopoldo. Equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (SMOPI) e da COMUR realizaram um mutirão para a retirada do lixo que invadiu a bacia do local.
Recentemente, houve necessidade de manutenção de bombas por conta de colchões e móveis descartados de forma irregular nos arroios.