NOVO HAMBURGO
Prefeitura coíbe descarte irregular de lixo no Arroio Pampa

Material tóxico de oficina de chapeação era depositado por carroceiro no bairro Canudos
Em ação de rotina, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), por meio da Diretoria de Limpeza Urbana (DLU), coibiu o descarte irregular de resíduo perigoso nas margens do Arroio Pampa, no bairro Canudos. A ação foi registrada no início da tarde desta sexta-feira (18/07).
Um carroceiro foi flagrado pela fiscalização depositando lixo em área lateral ao arroio, esquina da Avenida Alcântara com a Rua Vereador Oscar Horn. Na abordagem, o homem informou que o material era oriundo de uma oficina de chapeação e pintura na Rua Bruno Werner Storck, próximo ao ponto de descarte.
Após recolher o material, ele foi acompanhado pelos fiscais até o estabelecimento indicado. No endereço, o proprietário confirmou ter pago para o carroceiro descartar o material. Por isso, o dono foi notificado a efetuar o descarte correto dos resíduos de origem industrial. Além disso, será autuado.
“O Município intensificou as fiscalizações de descarte irregular de resíduos, aplicando multas a partir de R$ 5 mil e efetuando apreensão de veículos. No caso de hoje, uma empresa foi identificada como geradora do resíduo e será multada”, destaca o titular da SMMADU, Anderson Bertotti. “A Prefeitura está com tolerância zero para infrações ambientais”, adverte.
O local onde o caso foi registrado é um ponto conhecido pelo descarte irregular de resíduos sólidos. Por isso, a Prefeitura realiza, regularmente, patrulhas nas redondezas. A fiscalização ativa contribui para a redução de resíduos que chegam até os leitos dos arroios, reduzindo as chances de alagamentos.
A denúncia de descarte irregular deve ser informada pelos canais oficiais do Município:
* 156;
* (51) 3097-9400;
* pelo e-mail prefeituraatende@novohamburgo.rs.gov.br;
* ou presencialmente no andar térreo do Centro Administrativo Leopoldo Petry.