Connect with us

NOVO HAMBURGO

Prefeitura coíbe descarte irregular de lixo no Arroio Pampa

Material tóxico de oficina de chapeação era depositado por carroceiro no bairro Canudos

Em ação de rotina, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), por meio da Diretoria de Limpeza Urbana (DLU), coibiu o descarte irregular de resíduo perigoso nas margens do Arroio Pampa, no bairro Canudos. A ação foi registrada no início da tarde desta sexta-feira (18/07).

Um carroceiro foi flagrado pela fiscalização depositando lixo em área lateral ao arroio, esquina da Avenida Alcântara com a Rua Vereador Oscar Horn. Na abordagem, o homem informou que o material era oriundo de uma oficina de chapeação e pintura na Rua Bruno Werner Storck, próximo ao ponto de descarte.

Após recolher o material, ele foi acompanhado pelos fiscais até o estabelecimento indicado. No endereço, o proprietário confirmou ter pago para o carroceiro descartar o material. Por isso, o dono foi notificado a efetuar o descarte correto dos resíduos de origem industrial. Além disso, será autuado.

“O Município intensificou as fiscalizações de descarte irregular de resíduos, aplicando multas a partir de R$ 5 mil e efetuando apreensão de veículos. No caso de hoje, uma empresa foi identificada como geradora do resíduo e será multada”, destaca o titular da SMMADU, Anderson Bertotti. “A Prefeitura está com tolerância zero para infrações ambientais”, adverte.

O local onde o caso foi registrado é um ponto conhecido pelo descarte irregular de resíduos sólidos. Por isso, a Prefeitura realiza, regularmente, patrulhas nas redondezas. A fiscalização ativa contribui para a redução de resíduos que chegam até os leitos dos arroios, reduzindo as chances de alagamentos.

A denúncia de descarte irregular deve ser informada pelos canais oficiais do Município:
* 156;
* (51) 3097-9400;
* pelo e-mail prefeituraatende@novohamburgo.rs.gov.br;
* ou presencialmente no andar térreo do Centro Administrativo Leopoldo Petry.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados