NOVO HAMBURGO
Prefeitura de Novo Hamburgo alerta que campanha de vacinação contra HPV em jovens de 15 a 19 anos se aproxima da reta final

Em Novo Hamburgo, apenas 107 doses foram aplicadas desde o início da mobilização em maio
A campanha temporária de vacinação contra o HPV, promovida pelo Ministério da Saúde, se encerra no dia 31 de julho, e o número de adolescentes e jovens vacinados em Novo Hamburgo ainda é considerado muito baixo. Até o momento, apenas 107 doses foram aplicadas em pessoas entre 15 e 19 anos, embora a estimativa seja de que cerca de 5,5 mil jovens nessa faixa etária devam se vacinar.
Essa é uma última oportunidade para quem perdeu o período regular da vacinação, já o calendário de imunização oferta a proteção para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Com a ampliação temporária da faixa etária, jovens de até 19 anos podem agora se imunizar gratuitamente com dose única. Com o prazo se aproximando do fim, autoridades de saúde alertam para a importância da proteção contra o vírus, que está diretamente relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer. É importante destacar que, depois desse período, a vacina voltará a ser ofertada apenas ao público original, de 9 a 14 anos.
A enfermeira Juliana Zavaski, responsável pelo Setor de Imunizações, destaca que a Secretaria Municipal de Saúde gostaria de oportunizar aos jovens que não receberam a vacina contra o HPV a oportunidade de se protegerem contra a doença.
O HPV é o vírus sexualmente transmissível mais comum no mundo, com potencial para causar doenças graves como câncer de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção e, aliada ao uso de preservativos, reduz significativamente o risco de contágio.
As vacinas estão disponíveis na Casa de Vacinas e nas unidades de saúde (exceto nas Unidades de Saúde da Família Getúlio Vargas e Palmeira).