NOVO HAMBURGO

Segue campanha de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos nas unidades de saúde de Novo Hamburgo

Até agora, menos de 200 vacinas foram aplicadas nesta faixa etária na rede municipal hamburguense

A campanha de vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos continua nas unidades de saúde da rede municipal de Novo Hamburgo. A medida segue a orientação do Ministério da Saúde e tem como objetivo ampliar o resgate vacinal desse público, oferecendo uma nova oportunidade de proteção contra o vírus e os cânceres a ele associados.

Inicialmente, a campanha seria realizada até 31 de julho, mas por conta da baixa adesão foi prorrogada até dezembro. Até semana passada, 191 doses havia sido aplicadas nesta faixa etária.

A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero, além de outros tipos como o de ânus, de pênis, de boca e de orofaringe. No calendário nacional de rotina, o imunizante é ofertado regularmente em dose única para meninas e meninos de 9 a 14 anos.

Em Novo Hamburgo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estima que há mais de 14 mil jovens entre 9 e 14 anos para serem imunizados. A ampliação para a faixa de 15 a 19 anos, iniciada em março deste ano, busca alcançar adolescentes que não foram vacinados na idade recomendada.
O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo e está presente em quase todos os casos de câncer de colo do útero. Em 2023, o Rio Grande do Sul registrou 1.420 casos da doença e 407 óbitos. A vacina é segura, eficaz e protege contra os principais tipos do vírus.

Conforme dados da Vigilância em Saúde, até semana passada somente 2,1 mil doses contra o HPV foram aplicadas para o público-alvo da campanha. Vale lembrar que a meta de vacinação é de 90%.

É possível se vacinar contra HPV em todas as unidades de saúde da rede municipal. Além disso, durante o mês de outubro, a Casa da Vacina estará aberta. O atendimento ocorre nos dias 11 e 25 de outubro, das 9 às 15 horas, sem fechar ao meio-dia. Já no dia 18, quando ocorre o Dia D de Multivacinação em todo o Brasil, o horário será estendido, das 8 às 17 horas.

Quem pode tomar a vacina?

• Meninas e meninas de 9 a 14 anos (dose única).
• Temporariamente, até dezembro de 2025, jovens de 15 a 19 anos que ainda não se vacinaram.
• Pessoas de 9 a 45 anos com condições especiais, como: pessoas vivendo com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, vítimas de violência sexual, usuários de PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV) e portadores de papilomatose respiratória recorrente (a partir de 2 anos de idade).
Quem já teve HPV pode se vacinar?
Sim, desde que esteja dentro da faixa etária indicada. Estudos mostram que a vacina pode ajudar a prevenir reinfecções ou reativações do vírus.

Adolescentes precisam de autorização dos pais para se vacinar?
Não. Para receber a vacina em uma unidade básica de saúde, o adolescente, a partir de 12 anos, não precisa de autorização por escrito nem da presença dos pais. Basta apresentar um documento de identificação e o cartão de vacinação, caso tenha.

Sair da versão mobile