NOVO HAMBURGO
Prefeitura reúne 82 famílias para esclarecer programa de compra de imóveis em Novo Hamburgo
Município intensifica reconstrução pós enchentes com ação informativa na Casa das Artes às famílias contempladas no Compra Assistida
A Casa das Artes recebeu na manhã desta quarta-feira (09/07) uma reunião com 82 famílias, recentemente selecionadas no Programa Compra Assistida, modalidade do Minha Casa Minha Vida. O objetivo foi esclarecer os questionamentos dos beneficiários, que foram atingidos pela enchente de 2024, para que possam ter um novo lar. A partir de agora, essas famílias terão 60 dias para encontrarem um imóvel, busca que será acompanhada por corretores imobiliários parceiros da Caixa Federal. Com isso, o Município soma 193 famílias habilitadas a adquirirem uma casa no valor de até R$ 200 mil. Além disso, há mais 582 famílias cadastradas pela Prefeitura junto ao governo federal que aguardam avaliação.
Segundo a secretária interina de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH), Juciane Saul, o objetivo é dar voz às pessoas contempladas pelo programa Compra Assistida, em um encontro enriquecedor com o superintendente da Caixa, que está apresentando todas as explicações necessárias para as famílias que serão beneficiadas. “Esse diálogo é de suma importância. Estamos falando de pessoas que, infelizmente, enfrentaram momentos extremamente difíceis com a perda de seus imóveis. Trata-se de um esforço coletivo para reconhecer e restaurar a dignidade dessas famílias.”
Durante a reunião, o superintendente executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal no Vale do Sinos, Ricardo Darós, realizou uma apresentação detalhada sobre o funcionamento do programa e esclareceu as dúvidas dos participantes sobre as etapas de busca, avaliação e contratação dos imóveis. A atividade foi marcada por escuta ativa e troca de informações fundamentais para dar segurança às famílias no processo de compra.
“Estamos felizes por participar deste espaço de escuta, informação e troca, pois mais do que números ou documentos, estamos lidando com vidas. E é com empatia e responsabilidade que celebramos esta oportunidade de reconstrução”, relatou a diretora administrativa da SDSH, Michele Petry.
O programa Compra Assistida é uma das modalidades do Minha Casa Minha Vida voltada à reconstrução habitacional para famílias que perderam suas residências em desastres naturais. Em Novo Hamburgo, ele tem sido fundamental no processo de recuperação após as enchentes de 2024, possibilitando que os beneficiários escolham um imóvel pronto, que permite a compra de imóveis dentro do valor estabelecido de até R$ 200 mil, com apoio técnico e financeiro do governo federal e da Caixa Econômica Federal. A iniciativa visa garantir moradia digna, segura e rápida para pessoas em situação de vulnerabilidade.
A assistente social Elaine Duarte, da SDSH, também esteve presente na reunião.