Connect with us

NOVO HAMBURGO

Presidente Fernandinho coloca em prática projeto de instalação de energia solar no Legislativo

Na última sexta-feira (13/10), se iniciou o processo de instalação de placas fotovoltaicas na Câmara Municipal de Vereadores de Novo Hamburgo. O então presidente do legislativo hamburguense, Fernandinho Lourenço (PDT), colocou o projeto da instalação do sistema de energia solar em prática buscando maior economicidade para as contas públicas, além de fazer uso de uma energia totalmente limpa, sustentável e renovável.

Segundo Fernandinho, o Legislativo terá uma economia de R$ 6mil por mês a partir do mês de novembro na conta de energia elétrica (que hoje em dia custa cerca de R$ 18mil mensal). As obras estão sendo realizadas no estacionamento do Poder Legislativo e devem ser finalizadas até o dia 15 de novembro.

De acordo com a equipe técnica da IG, o retorno financeiro se dará em quatro anos e oito meses. Além da economia de recursos público, o investimento em energia solar garantirá benefícios ambientais, como a preservação de 68 árvores por ano e a redução da emissão de 1.272,45 kg CO², considerado um dos gases responsáveis pelo efeito estufa, nocivo ao ser humano e ao meio ambiente.

Saiba mais

Em abril de 2022, o então presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Cristiano Coller (PTB), visitou a sede do Parlamento de Campo Bom. Recebido pela vereadora Professora Gênifer Engers, sua contraparte no município vizinho, Coller buscou informações sobre o processo de implantação do sistema fotovoltaico que garantiu autossuficiência energética ao prédio da instituição. O objetivo era coletar subsídios para adotar a iniciativa em Novo Hamburgo – o que está se concretizando em 2023. Na época, Coller deu continuidade às tratativas internas para o avanço na pauta. “A escolha pela energia solar alia economia ao cuidado com o meio ambiente”, defendeu o parlamentar.

Foto: CMNH

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados