Connect with us

NOVO HAMBURGO

Primeiro dia de mutirão do castramóvel registra mais de 100 castrações na Fenac

Ação reforça serviço essencial para reduzir população de animais em situação de rua e proliferação de zoonoses

O primeiro dia de mutirão de castrações, com o uso do castramóvel na Fenac, registrou mais de 100 atendimentos nesta sexta-feira (17/10). A ação, que segue neste sábado (18/10), e nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, reforça o compromisso do Município em atender demandas reprimidas do último ano junto à Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU).

Uma das beneficiadas com o atendimento é a voluntária do serviço de passeio dos animais residentes do Centro Municipal de Proteção Animal (CEMPRA), o Dog Walker, Cristiane Padova. A moradora do bairro Rondônia levou três gatos para castração, os quais alega que foram abandonados na região onde mora. Ela valorizou a ação, especialmente pela gratuidade do serviço. “Castração ainda é vista como luxo por muita gente, mas é essencial para evitar a superpopulação e a proliferação de doenças, como a esporotricose”, afirma.

Cristiane também destacou o impacto da enchente do ano passado, que levou ao resgate de muitos animais em situação de abandono. Para ela, o castramóvel é uma conquista importante, fruto da mobilização da comunidade e da gestão pública. “Graças a Deus têm pessoas que amam os animais e não medem esforços para isso acontecer”, celebra. Cristiane ainda conta que ações como essa ajudam a reduzir o número de animais nas ruas e promovem mais saúde e bem-estar para eles. “Se cada tutor fosse responsável, não teríamos tantos animais sofrendo”, conclui.

A idealizadora do projeto Toca da Cá, Carine Machado, cuida atualmente de cerca de 120 gatos e 20 cães, muitos deles resgatados em situações de abandono ou risco. “A responsabilidade é humana. As pessoas não têm consciência e não castram seus animais. O castramóvel veio em ótima hora”, afirma. Inclusive, alguns dos animais que ela levou e foram atendidos estavam há quase um ano na fila de espera, reforçando a importância da ação.

A expectativa é ampliar o número de atendimentos em futuras edições, contemplando mais tutores e animais, comenta a diretora da DBEA, Greice Maciel. “Estamos colocando em dia os pedidos antigos e pedimos que a população aguarde o nosso contato para garantir que todos os agendamentos sejam respeitados”, destaca, relembrando que o objetivo é, nestes quatro mutirões, realizar até 500 castrações. “É uma conquista muito importante para a causa animal da nossa cidade, demonstrando o compromisso do nosso executivo com o bem-estar animal”, finaliza o secretário da SMMADU, Anderson Bertotti.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados