Connect with us

NOVO HAMBURGO

Procon fiscaliza papelarias antes da volta às aulas

Ação foi realizada na área central de Novo Hamburgo

Faltam apenas 13 dias para o retorno dos alunos da rede municipal às escolas. Com o objetivo de conscientizar lojistas sobre práticas de vendas consideradas abusivas, o Procon fiscalizou algumas lojas nesta terça-feira (04/02) na área central.

“Estamos intensificando a fiscalização nestes últimos anos. O objetivo do Procon não é multar, mas sim educar. Primeiro, orientar, mas se a prática abusiva continuar a se repetir ou for um desrespeito à legislação, aí sim partimos para a multa”, comenta o fiscal do Procon, Lucas Coletto.

Uma das funcionárias, que trabalha há três anos em uma das lojas fiscalizadas, conta que não é a primeira vez que o Procon vai até o local no período pré-aulas. Nestas idas, em nenhum momento estabelecimento foi multado, o que torna a chegada do fiscal algo mais tranquilo. O mesmo ocorreu na segunda loja visitada pelo fiscal.

Durante as fiscalizações, uma lista com os produtos mais procurados pelos pais e solicitados pelas escolas são verificados. Os preços mínimos e máximos oferecidos pelos itens específicos são identificados e comparados com as demais lojas.

 

Orientações para os pais

O Procon dá algumas orientações valiosas na hora de comprar os materiais escolares no início do ano:

– Verificar os itens da lista de compras enviados pelas escolas, pois somente materiais utilizados no processo didático-pedagógico podem ser solicitados;
– A escola não pode indicar marca ou loja onde os itens devem ser comprados;
– O recomendável é não levar a criança na hora da compra, pois ela vai buscar itens temáticos, que normalmente possuem valor mais elevado e que podem gerar distrações na hora do aprendizado;
– Visitar mais que uma loja para obter os melhores preços;
– Reaproveitar materiais do ano anterior, se possível;
– E exigir nota fiscal na hora da compra, para casos de devolução.

Caso perceba algum tipo de irregularidade, basta contatar o Procon pelo número (51) 3581-9531, e-mail procon@novohamburgo.rs.gov.br ou ir até a Rua David Canabarro, nº 20, Centro, na Casa da Cidadania.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados