NOVO HAMBURGO
Projeto Gameplay realiza 5º campeonato em dia de competição e integração
Evento no CIT reuniu 40 participantes em disputas nos jogos FIFA 23 e Roblox
O sábado (16/08) foi marcado por confraternização, diversão e competição com a realização do 5º Campeonato do Projeto Gameplay, realizado pela Prefeitura de Novo Hamburgo. O evento ocorreu no Novo Hamburgo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) e contou com 40 participantes que disputaram partidas de Roblox e FIFA 23.
Para Bruno Silva Fernandes, 15 anos, bicampeão no FIFA 23, estudante do Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler, o Projeto Gameplay vai além de uma atividade de lazer. “O projeto significa para mim uma nova casa, assim como o meu lar”, disse ele, destacando também a coordenadora Ana Paula como “uma mãe, que auxilia em tudo”. Segundo Bruno, a iniciativa oferece suporte sempre que necessário, tornando sua participação uma experiência de acolhimento e aprendizado.
A coordenadora da Base de Ações Comunitárias Integradas (BACI) Kephas, Ana Paula Seger, destacou a relevância do projeto para a comunidade. “O Gameplay é muito importante para a comunidade, pois trabalhamos a prevenção à violência. Este é um espaço em que os jovens podem jogar, conhecer tecnologias e se preparar para concorrer no mercado de trabalho, como qualquer outro participante”, reforça.
Segundo a assistente social do Departamento de Programas de Prevenção à Violência, da Guarda Municipal (GM), Rúbia Goetz, o evento reforça a importância de proporcionar atividades lúdicas e educativas. “O Projeto Gameplay trabalha com crianças e adolescentes, tendo como prerrogativa o atendimento deles com jogos online”, explicou.
O Projeto
Voltado à prevenção à violência, o Projeto Gameplay atende crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, oferecendo um espaço seguro para convivência, formação e desenvolvimento pessoal. Foi criado em novembro de 2021 com o objetivo de diminuir os índices de violência, oferecendo aos jovens espaços de entretenimento, formação e participação social. Além da prática de games, a iniciativa funciona como meio de articulação para que os participantes tenham acesso a serviços e programas ligados às políticas públicas municipais.
A gestão do projeto é compartilhada entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), que é a gestora da iniciativa, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT), que atua para fomentar a inovação e ampliar o acesso dos jovens ao universo dos jogos digitais. A parceria busca explorar novas possibilidades de atuação no mercado de trabalho por meio da economia criativa e do setor de games.
Atualmente, o Projeto Gameplay atende cerca de 150 jovens em quatro polos: BACI Santo Afonso, BACI Kephas, CRAS Kephas e Praça CEU, no bairro Boa Saúde.
Como participar
Jovens com idade entre 10 e 17 anos podem se inscrever diretamente em um dos polos do projeto ou pelo CRAS de referência de seus bairros. A participação é gratuita e aberta a todos que desejam integrar as atividades do Projeto Gameplay.
Conheça os ganhadores do 5º Campeonato do Projeto Gameplay
Roblox
1 – Jorge Geraldo Loreto
2 – Damian Parra
3 – Erik da Silva
FIFA 23
1 – Bruno Silva Fernandes
2 – Brayan V. da Silva
3 – Rafael Conceição Daniel