Connect with us

NOVO HAMBURGO

Recuperação de veículos furtados ou roubados cresce 80% em Novo Hamburgo

De janeiro a outubro de 2025, a Guarda Municipal recuperou 72 automotores ante 40 no mesmo período de 2024, segundo o Observatório da Segurança da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP)

Novo Hamburgo registra um avanço significativo no combate ao furto, roubo e receptação de veículos. De janeiro a outubro deste ano, a Guarda Municipal recuperou 72 carros, motocicletas, caminhões e outros automotores — alta de 80% em relação aos 40 recuperados no mesmo período de 2024 —, conforme dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP).

O resultado é reflexo das medidas implementadas pela atual gestão da Prefeitura. Entre elas, a redistribuição do efetivo da Guarda Municipal, com o deslocamento de agentes de funções administrativas para o patrulhamento ostensivo nas ruas, e maior presença de integrantes do Grupamento Especializado em Segurança com Motos (GESCOM). Essa reestruturação tem garantido maior presença das equipes em pontos estratégicos da cidade e respostas mais rápidas às ocorrências.

Outro fator que contribui para o sucesso das operações é o cercamento eletrônico. Atualmente, o Município conta com 894 câmeras de videomonitoramento, sendo 83 delas equipadas com tecnologia de leitura automática de placas (OCR). O sistema permite identificar veículos com registro de furto ou roubo, auxiliando na localização e recuperação.

“Estamos fortalecendo a segurança do cidadão com mais inteligência, integração e tecnologia. A Guarda Municipal está empenhada em defender o patrimônio público e privado dos hamburguenses”, afirma o prefeito Gustavo Finck.

Integração como estratégia
Com tecnologia e o comprometimento dos agentes operacionais a serviço da segurança pública, Novo Hamburgo segue fortalecendo o enfrentamento aos crimes patrimoniais também com ações integradas.

“Nossa estratégia inclui operações conjuntas e blitze com as guardas de municípios que fazem limite com Novo Hamburgo, justamente para coibir esse tipo de crime”, destaca o secretário de Segurança Pública, Rosalino Seara.

Em junho, por exemplo, foi realizada a operação Divisa Segura, durante 12 horas ininterruptas. Encabeçada pelo Município, ela contou com 15 viaturas, 12 motocicletas e 48 agentes das corporações de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha e Campo Bom.

Recuperação rápida

Uma das ocorrências recentes foi registrada na manhã da última quinta-feira (23/10), quando a Guarda Municipal de Novo Hamburgo prendeu um homem em flagrante por receptação de um Fiat Uno furtado no bairro Canudos, após tentativa de fuga. O automóvel foi recuperado, e o suspeito, apenado do regime semiaberto, foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

Já na manhã da última sexta-feira (24/10), agentes do GESCOM localizaram uma caminhonete Ford F1000 abandonada na Rua Joaquim Manuel de Macedo, no bairro Vila Rosa. O veículo constava no sistema como em situação de roubo/furto há dois dias.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados