Connect with us

NOVO HAMBURGO

Começam as obras de reforma do Centro Municipal de Proteção Animal de Novo Hamburgo (CEMPRA)

Serviço tem como objetivo melhorar as condições de trabalho dos servidores e ampliar o bem-estar dos animais acolhidos

A Prefeitura deu início, nesta terça-feira (14/10), à reforma do Centro Municipal de Proteção Animal (CEMPRA), localizado em Lomba Grande. Atendendo a uma demanda antiga da comunidade, a obra contempla a ampliação do telhado de uma das áreas destinadas aos animais, a implantação de redes elétrica e hidráulica — atualmente inexistentes — e a substituição do piso por um material antiderrapante. O investimento total é de R$ 240 mil.

Além de proporcionar mais conforto aos animais, a intervenção também busca aprimorar o ambiente de trabalho dos profissionais que atuam no espaço. Estão previstos reparos na sala do bloco cirúrgico e o isolamento da área de internação.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Anderson Bertotti, ressalta que o novo telhado, mais alto e com melhor circulação de ar, contribuirá para a redução da temperatura nos dias quentes. “Essa obra é muito aguardada e representa um avanço importante no cuidado com os animais e na valorização dos profissionais que atuam no CEMPRA. É com grande alegria que vemos esse projeto sair do papel e começar a se tornar realidade”, afirma Bertotti.

Para viabilizar o andamento dos trabalhos, será necessário realocar 18 cães, mas todas as outras baias do CEMPRA já estão ocupadas. Até agora, apenas três deles conseguiram abrigo temporário. Por isso, a Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) faz um apelo à comunidade para que acolha os animais durante esse período — e, quem sabe, até considere a adoção definitiva.

Entre os cães disponíveis está o “Xandão”, que pode ser encontrado na plataforma Cusco Web sob o nome de “Alexandre Pires”, com informações detalhadas sobre idade, porte e temperamento. “Cada lar temporário representa uma chance de acelerar as obras e garantir que nossos animais retornem a um ambiente mais digno e confortável”, destaca a gerente da DBEA, Lelly Teixeira, que reforça o chamado à solidariedade.

Outros aprimoramentos previstos incluem o nivelamento da estrutura para instalação de fossa séptica e ralo, além de molas de fechamento automático nos portões. Caso você possua um espaço para ficar com algum dos cãezinhos ou tenha o intuito de adotar, pode encontrar todos no link https://novohamburgo.rs.gov.br/cusco.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados