Connect with us

NOVO HAMBURGO

Restaura NH apresenta avanços para secretário de Segurança Pública

Reunião que contou com a presença de juíza da Vara da Infância e Juventude também abordou próximos passos do programa

O grupo gestor do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa (Restaura NH) apresentou, em reunião realizada nesta segunda-feira (19/05), os avanços obtidos em diferentes frentes de atuação. Com a presença do secretário municipal de Segurança Pública, Rosalino Seara, e da juíza da Vara da Infância e Juventude de Novo Hamburgo, Ângela Martini, foram destacadas iniciativas de fortalecimento comunitário, apoio restaurativo, promoção da cultura de paz e inclusão social.

Também foram discutidas as diretrizes e propostas que orientarão os próximos passos do programa, reafirmando o compromisso coletivo com o cuidado das pessoas e dos territórios envolvidos. “Novo Hamburgo é referência em Justiça Restaurativa, liderando ações e capacitando facilitadores de outras cidades. É um programa importante na mediação de conflitos”, afirmou o secretário Rosalino.

As ações previstas para os próximos meses incluem círculos de construção de paz, letramentos, formações e participações em reuniões de rede, com foco no fortalecimento do tecido social. O grupo segue comprometido com a escuta ativa e o protagonismo das comunidades, promovendo um caminho de restauração coletiva.

Também participaram do encontro representantes da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da comunidade. A reunião reforçou a importância da gestão participativa e da construção conjunta como fundamentos da Justiça Restaurativa, reafirmando o propósito de fortalecer vínculos, restaurar e promover transformações sustentáveis por meio da união de esforços.

A sede do Restaura NH, onde foi realizado o encontro, está localizada na Base de Ações Comunitárias Integradas (BACI) Santo Afonso, na Rua Buenos Aires, 217, bairro Santo Afonso. Para mais informações e contato, o telefone é (51) 99469-2631.

Sobre o RESTAURA NH

Criado em 2019, por meio da Lei Municipal nº 3.133/2018, o Programa Municipal de Pacificação Restaurativa – RESTAURA NH busca oferecer estratégias baseadas nos princípios da Justiça Restaurativa, como voluntariedade, consenso, confidencialidade, respeito, corresponsabilidade, reparação dos danos e atendimento às necessidades.

O programa atende moradores, integrantes da comunidade, instituições de ensino e organizações privadas que enfrentam conflitos, situações de violência ou que necessitam fortalecer seus vínculos, oferecendo serviços especializados para a resolução pacífica de divergências.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados