Connect with us

NOVO HAMBURGO

SAMU de Novo Hamburgo pode ser acionado por aplicativo de celular

Ferramenta estadual Chamar 192 facilita contato e traz vantagens ao usuário e aos socorristas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Novo Hamburgo conta com uma ferramenta que pode fazer a diferença em situações de emergência: o aplicativo Chamar 192. Desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, ele oferece praticidade ao cidadão e mais eficiência na comunicação com a central de regulação.

De acordo com a coordenadora do SAMU de Novo Hamburgo, Tainah Lindner, uma das principais vantagens é a interação direta com o médico regulador. Ele é o profissional responsável por tomar a decisão técnica sobre o envio das ambulâncias e garantir que os recursos do SAMU sejam utilizados da forma mais adequada e rápida para salvar vidas.

“O aplicativo facilita o usuário na conversação direta com o regulador, seja por chat ou por ligação pelo próprio aplicativo. Na necessidade de acionamento, o usuário consegue passar riqueza de detalhes sobre a ocorrência e receber as orientações até a chegada da viatura”, destaca Tainah.

Outro benefício é a estabilidade do serviço, já que o aplicativo funciona mesmo em momentos de indisponibilidade do número 192 pelas operadoras de telefonia.

A ferramenta também torna o atendimento mais preciso. Os dados cadastrados no aplicativo facilitam a localização do solicitante, seja pelo endereço informado ou pelo GPS, auxiliando em situações em que o usuário não sabe informar o endereço exato.

Além disso, o solicitante pode atualizar informações sobre a evolução do quadro da vítima até a chegada do socorro, o que auxilia a equipe a direcionar o suporte mais adequado.

Sistema inibe trotes

Outro ponto importante é a redução de chamadas indevidas, como os trotes, que comprometem a disponibilidade das viaturas. Atualmente, Novo Hamburgo conta com três ambulâncias, sendo duas de suporte básico de vida e uma de suporte avançado.

Segundo a coordenadora, deslocamentos desnecessários prejudicam o atendimento de quem realmente precisa.

“O SAMU recebe diversas ligações que não são condizentes com agravos reais, o que faz com que nossas viaturas se desloquem de maneira equivocada e desnecessária. Isso faz com que vítimas reais fiquem desassistidas”, alerta.

O aplicativo Chamar 192 está disponível de forma gratuita nas lojas virtuais para smartphones.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados