NOVO HAMBURGO
Secretaria de Gestão lança centro de monitoramento para fortalecer a eficiência pública
A Prefeitura de Novo Hamburgo deu um importante passo rumo à modernização da Administração Pública com o lançamento, no dia 15 julho, do Centro de Monitoramento da Gestão. A nova estrutura, vinculada à Secretaria de Gestão, Governança e Desburocratização (SMGGD), foi criada para acompanhar em tempo real o andamento das metas de governo, o controle de contratos, o atendimento de solicitações da população e indicadores estratégicos que impactam diretamente a eficiência e a transparência da administração.
O espaço funciona como uma central integrada de dados, que reúne painéis de acompanhamento visual e técnico das principais ações e demandas da Prefeitura. Segundo a secretária da SMGGD, Andrea Schneider Pascoal, trata-se de uma ferramenta que alia tecnologia à gestão estratégica. “Esses indicadores são fundamentais para a gestão, administração e governança, e impactam diretamente a eficiência da nossa gestão”, destaca.
Monitoramento das metas de governo
Um dos painéis mais robustos do novo centro acompanha as cerca de 450 metas de governo em execução por todas as secretarias. A SMGGD monitora o progresso de cada meta, identifica aquelas que estão paradas e aciona as equipes responsáveis, garantindo que os resultados sejam entregues à comunidade. No dia 18 de dezembro, serão reconhecidas as secretarias que mais avançaram em 2025 e serão pactuadas as metas de 2026.
Controle de contratos em tempo real
Outro destaque é o painel de Gestão Contratual, que centraliza informações de mais de 700 contratos atualmente vigentes, entre compras, credenciamentos, pregões e registros de preços. Os dados incluem prazos de vigência, valores, status das licitações e alertas para aditamentos ou novas aberturas de editais.
Essas informações alimentam diretamente o Plano Anual de Contratações da Prefeitura, documento obrigatório que é enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). O novo sistema permite maior controle, além de evitar interrupções de serviços essenciais.
Eficiência no atendimento à população
O Centro também reúne dados sobre os pedidos protocolados pela população, tanto presencialmente quanto via atendimento eletrônico. Em 2025, já foram registradas mais de 46 mil solicitações, automaticamente encaminhadas aos órgãos responsáveis. A divisão por assunto e por secretaria permite, por exemplo:
• Acompanhar prazos e níveis de atendimento;
• Medir a eficiência dos setores;
• Ajustar processos para melhorar o retorno à comunidade.
Neste ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU) já registrou 8.500 solicitações, das quais 1.125 referem-se ao recolhimento de resíduos. Esses indicadores permitem aferir, por tipo de serviço, o tempo médio de resposta e a eficiência da Administração Pública. Já a Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (SMOPI) recebeu mais de 3.500 solicitações para troca de lâmpadas queimadas.
Novos módulos e próximos passos
A próxima fase do projeto prevê a inclusão de módulos voltados à captação de recursos e acompanhamento de emendas e projetos, e a relação dos gastos fixos do Município. Também estão previstos:
• Relatórios de prestação de contas;
• Treinamento das equipes do município para o uso do painel;
• Ajustes nos fluxos internos, conforme os indicadores de desempenho identificados.
“Esse sistema fortalece a transparência e a agilidade da nossa gestão. Agora estamos acompanhando dados em tempo real, monitorados diretamente do gabinete da secretaria, o que nos dá capacidade de resposta muito mais rápida às demandas da população e aos desafios da administração”, resume a secretária.
Com o novo Centro de Monitoramento da Gestão, a Secretaria de Gestão, Governança e Desburocratização transforma dados em ações, antecipando riscos, otimizando recursos e garantindo uma gestão pública cada vez mais eficiente, transparente e orientada por resultados.