NOVO HAMBURGO
Secretaria Municipal de Saúde promove ações em prol do aleitamento materno
No mês do Agosto Dourado, Dia D da Saúde, no dia 30, foca na importância da amamentação
Neste mês celebramos o Agosto Dourado, uma campanha de conscientização sobre a importância da amamentação. A cor dourada foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois considera o leite materno um “alimento de ouro”.
Em Novo Hamburgo, dentro da temática do Agosto Dourado, durante todo o mês estão sendo realizadas atividades com foco nas mamães e seus bebês em unidades de saúde da rede municipal. Também estão previstas ações diferenciadas em 30 de agosto, quando ocorre mais uma edição do Dia D da Saúde.
A recomendação da OMS é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade.
“O leite materno é vida, é proteção e amor. Além de nutrir nos primeiros anos de vida da criança, oferece proteção, imunidade e até prevenção de doenças crônicas posteriores”, informa a médica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Carolina Prestes de Abreu. A profissional destaca ainda que o aleitamento materno estimula o desenvolvimento cognitivo, além de vínculo da mãe e bebê, trazendo benefício também para a mulher, pois ajuda na prevenção de hemorragia no pós-parto e na volta do peso.
Para estimular o aleitamento materno e oferecer apoio às gestantes e puérperas a SMS organizará encontros especiais. O primeiro será na Unidade de Saúde da Família (USF) Guarani, na Rua Demétrio Ribeiro, 1089, às 15 horas. Será um curso sobre amamentação, com entrega de certificado e sorteio de brindes. Inscrições (51) 99590-6627. Também tem encontro do grupo de gestantes da USF Rondônia II nos dias 25 e 28 de agosto.
Outra ação são as salas de espera temática. Enquanto os pacientes aguardam pelo atendimento, as equipes trazem orientações relacionadas ao Agosto Dourado. “É importante falarmos sobre este tema e conscientizar a população sobre a relevância que tem amamentação para a saúde”, destaca a titular da SMS, Betina Espindula.
Já no Dia D da Saúde, no dia 30 de agosto, todas as unidades de saúde e a Casa de Vacina estarão abertas, com exceção da USF São Jorge. O horário de atendimento será das 8 às 13 horas, com oferta de serviços conforme disponibilidade e agendamento prévio dos usuários.
Haverá vacinação, realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C; e coletas de citopatológico do colo uterino. Também serão realizados exames clínico das mamas e encaminhamento para mamografia; avaliação multidimensional da pessoa idosa; e atendimento Nutricional. Ainda está previsto acompanhamento do Programa Bolsa Família e consulta pré-natal do parceiro.
Para as gestantes, neste dia também ações específicas na USF Petrópolis, USF Roselândia, USF Rondônia I, Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Afonso, USF Mundo Novo e UBS Kunz.