ESPORTE
Seleções brasileiras de punhobol vencem o The World Games 2025
Atletas da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo integram a equipe masculina nacional
Com cinco atletas da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, a Seleção Brasileira de Punhobol masculina conquistou a medalha de ouro no The World Games 2025. O torneio, que reúne dezenas de esportes não olímpicos e atletas de todos os cantos do mundo, ocorre até domingo (17/08) na cidade de Chengdu, na China.
O caminho para o título não foi fácil, segundo o técnico hamburguense Daniel Becker. “Nós pegamos uma chave muito forte, com os melhores times da Europa: Suíça, Áustria e Alemanha. Na final, os alemães novamente. Perdemos apenas um set o campeonato inteiro. Foi uma competição muito boa”, afirma. A conquista veio durante a madrugada desta quarta-feira (13), no horário de Brasília.
Na última partida, dos cinco jogadores em campo, quatro eram naturais de Novo Hamburgo e três estão, atualmente, na Sociedade Ginástica. “Isso mostra o potencial que a cidade tem. É referência no esporte”, amplia Becker. O placar foi de 3 sets a 0, sendo essa a segunda conquista da seleção brasileira na modalidade. A primeira foi em 2009, em Kaohsiung, Taiwan.
“Nós da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) queremos parabenizar a todos os atletas e comissão técnica da seleção brasileira. É uma grande alegria para nossa cidade termos uma grande contribuição nestas conquistas, sendo Novo Hamburgo referência no punhobol”, comenta o diretor de Esporte da SMEL, Rafael Lucas.
Seleção feminina
A ex-atleta da Sociedade Ginástica e jogadora do FBC Linz, da Áustria, Manuela Zott, representou Novo Hamburgo na conquista inédita da medalha de ouro da seleção feminina de punhobol. Integrante do grupo ouro, da mesma forma que a equipe masculina, as brasileiras tiveram um desafio: enfrentar Suíça, Áustria e Alemanha na primeira fase.
Os placares foram 3×2, de virada, 3×1 e 3×1, respectivamente. Na semifinal, reencontraram a Áustria e repetiram o placar da fase de grupos. E, na final, enfrentaram novamente a Suíça e venceram de virada por 3×2.