CULTURA

Atividades de valorização da memória são promovidas pela Semana Estadual do Patrimônio Cultural em Novo Hamburgo

Caminhadas, palestras e oficinas aproximaram comunidade do patrimônio histórico e cultural da cidade

As ruas do bairro Hamburgo Velho foram palco de uma atividade diferenciada da Semana Estadual do Patrimônio Cultural, realizada nos dias 15 e 16 de agosto em Novo Hamburgo. A caminhada histórica, conduzida pelo historiador Paulo Daniel Spolier, levou o público a revisitar espaços simbólicos da cidade.

“As caminhadas são atividades que trazem o conceito de patrimônio histórico e cultural para mais perto da população, construindo ligações afetivas com estes elementos que contam a História da cidade e de cada um de seus habitantes”, destacou o historiador.

A programação reuniu também palestras e oficinas, com o objetivo de valorizar e preservar o patrimônio local. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SMC), em parceria com a Universidade Feevale, com apoio dos Caminhos de Hamburgo Velho e Lomba Grande e da Sicredi Pioneira.

Entre os destaques esteve a aula aberta do arquiteto Nikola Carevic, sobre “Patrimônio e Arquitetura Contemporânea”, além de debates sobre literatura, fotografia e histórias do patrimônio cultural hamburguense.

A Fundação Ernesto Frederico Scheffel também foi palco de parte da programação, reunindo debates sobre preservação do patrimônio arquitetônico e estratégias de ocupação criativa de espaços históricos. No local, o secretário de Cultura, Angelo Reinheimer, avaliou positivamente a iniciativa. “Estamos aqui na Fundação Scheffel, no dia de encerramento da programação, num lugar que é muito especial, onde teve início todo o processo de proteção do Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo”, afirmou.

Com participação da comunidade, a Semana Estadual do Patrimônio Cultural reforçou a importância de manter viva a memória coletiva, incentivando novos olhares sobre os espaços históricos e culturais da cidade. “Foi um momento muito especial e tenho certeza que vamos repetir no ano que vem”, finaliza o secretário.

Sair da versão mobile