Connect with us

NOVO HAMBURGO

Setembro Amarelo em Novo Hamburgo terá programação especial com atividades culturais e comunitárias

Atividades também celebram aniversários dos CAPS Canudos, Centro e Infantojuvenil

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Novo Hamburgo promove, ao longo de setembro, uma programação especial em alusão ao Setembro Amarelo 2025, mês de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental. As atividades também marcarão os 16 anos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Canudos, os 23 anos do CAPS Infantojuvenil e os 36 anos do CAPS Centro.

As ações começam no dia 15 de setembro, com a celebração do CAPS Centro, durante toda a tarde. No dia 18, é a vez de comemorar o aniversário do CAPS Canudos a partir das 14 horas. Já no dia 26 será comemorado o aniversário do CAPS Infantojuvenil (CAPSi), que preparou uma semana de atividades com exposição, exibição de documentário, roda de conversa e brincadeiras.

Um dos principais eventos será o Setembre-Ser, marcado para o dia 24 de setembro, às 14 horas, na Praça 20 de Setembro, no Centro. A atividade ao ar livre vai oferecer oficinas e momentos de cuidado coletivo em saúde mental.

No dia seguinte, 25 de setembro, ocorre a Grande Celebração do Setembro Amarelo, reunindo todos os serviços da RAPS. A programação inclui oficinas de desenho, dança circular, pilates e apresentações artísticas, como a banda do CAPS Centro e o coral do CAPS Canudos.

O encerramento das atividades do Setembro Amarelo será no dia 3 de outubro, com jogos intersetoriais entre equipes de diferentes serviços da rede. É esperada a participação de mais de 300 pessoas, entre usuários, familiares e profissionais de toda a RAPS.

De acordo com a secretária de Saúde, Betina Espindula, estes momentos de celebração reafirmam o compromisso dos CAPS com a atenção psicossocial humanizada. “Celebrar o Setembro Amarelo é reforçar o compromisso com a prevenção ao suicídio e o cuidado com a saúde mental”, destaca.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados