EDUCAÇÃO
Troca de experiências fortalece ações de avaliação educacional entre Novo Hamburgo e Canoas
Reunião promoveu diálogo sobre práticas e processos voltados à qualidade da educação
O Departamento de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (SMED) recebeu a visita de representantes da Casa da Avaliação de Canoas para um encontro voltado ao intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre processos de avaliação educacional. A iniciativa teve como objetivo promover o diálogo entre as duas redes e compartilhar práticas voltadas à melhoria da qualidade da educação.
Durante a reunião, realizada na sexta-feira (10/10), o coordenador do Departamento de Avaliação Escolar de Novo Hamburgo, Gabriel da Silva Pereira, apresentou as principais frentes de atuação do setor, que incluem a criação de avaliações em larga escala, o acompanhamento da qualidade da Educação Infantil, o protocolo de nivelamento para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o monitoramento das avaliações externas, entre outras atividades.
De Canoas, participaram as professoras Eliane Gheno, Gabriele Guimarães de Souza, Janaína Mota Fidelis e Vanessa Just Blanco, que explicaram o funcionamento da Casa da Avaliação e as atribuições do departamento no município. Segundo os representantes, a visita teve como foco compreender as estratégias e metodologias aplicadas em Novo Hamburgo, a fim de inspirar práticas e fortalecer políticas de avaliação educacional.
As assessoras Fernanda Gisele Soares, Eleandra Gnoatto Ferreira e Daiana Castro Borges também participaram do encontro, contribuindo com relatos e experiências do trabalho desenvolvido na rede hamburguense.
Para Gabriel Pereira, o momento foi marcado pelo diálogo e pela colaboração entre os municípios. “Foi uma troca muito rica, em que pudemos apresentar nossas ações e também conhecer de perto o trabalho realizado em Canoas. Esses momentos fortalecem o compromisso conjunto com a qualidade da educação”, destacou.
A reunião reforçou o papel da avaliação como instrumento de diagnóstico e aprimoramento das práticas pedagógicas, além de estreitar laços entre as duas secretarias municipais de educação.