NOVO HAMBURGO
Votação da Consulta Popular 2025 já está valendo em Novo Hamburgo
População pode votar até sexta-feira (10) pelo site, WhatsApp ou nos pontos presenciais na Prefeitura, Feevale e Câmara Municipal
Desde segunda-feira (06/10), os hamburguenses já podem participar da votação da Consulta Popular 2025, processo que vai definir qual projeto receberá o investimento de R$ 2,4 milhões destinado ao Vale do Sinos para execução em 2026. A votação segue até sexta-feira (10/10), e pode ser feita de forma online, pelo site www.consultapopular.rs.gov.br ou pelo WhatsApp (51) 3210-3260.
Para quem preferir participar presencialmente, Novo Hamburgo conta com três pontos de votação física, instalados para facilitar o acesso da comunidade. Um deles está localizado no 1º andar da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (Rua Guia Lopes, 4201, Centro). Também é possível votar na Universidade Feevale – Campus II (ERS-239, 2755, Bairro Vila Nova) e na Câmara Municipal de Novo Hamburgo (Rua Almirante Barroso, 261, Centro).
Neste ano, a comunidade pode escolher entre quatro projetos da cédula regional, definidos com ampla participação popular em etapas anteriores da Consulta. As propostas abrangem diferentes áreas:
– Castração em massa de cães e gatos, com microchipagem e serviços veterinários acessíveis;
– Fortalecimento da Defesa Civil Municipal, com aquisição de viaturas, equipamentos e tecnologias;
– Criação de parque de inovação tecnológica e inclusão digital;
– Revitalização de parques, praças e áreas histórico-culturais, com investimento em sinalização e rotas turísticas.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT), Daiana Monzon, ressalta que o momento é decisivo para o futuro da região. “A Consulta Popular é a oportunidade que a comunidade tem de influenciar diretamente no orçamento do Estado, escolhendo investimentos que impactam a vida das pessoas e o desenvolvimento local. Quanto mais hamburguenses participarem, maiores as chances de garantir recursos para projetos estratégicos”, afirma.
O Vale do Sinos receberá R$ 2,4 milhões, que serão aplicados no projeto mais votado entre os 14 municípios que compõem o Corede Consinos. Para que os recursos cheguem ao Município, é necessário que pelo menos 2% do eleitorado local participe da votação. Além disso, caso Novo Hamburgo concentre mais de 50% dos votos válidos da proposta vencedora, poderá garantir o investimento mesmo sem atingir o percentual mínimo.
Organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com o Consinos, a Consulta Popular é um importante instrumento democrático de escuta e participação da população.
A Prefeitura de Novo Hamburgo reforça o convite para que todos participem: o voto pode ser dado pelo site, WhatsApp ou presencialmente. Cada escolha faz a diferença para garantir mais investimentos e desenvolvimento para o Município e para o Vale do Sinos.