Connect with us

CAMPO BOM

Política Campo Bom – Feltes firme e forte

Feltes firme e forte

Em meio à maior tragédia do estado, e também de um dos seus setores mais fortes, que é a agricultura, o secretário Giovani Feltes (MDB), responsável justamente por essa pasta, segue firme e forte buscando soluções para uma retomada. Feltes está ativo dialogando com produtores e procurando ajuda. Uma das principais preocupações de todo o país é com o arroz e Feltes já dialogou com quem produz o grão e também criticou em entrevista, a decisão do governo federal de importar arroz para suprir a demanda nacional. Mas vale lembrar que o preço será subsidiado. O que importa é que podemos ver que ao contrário de outros secretários, Feltes não pulou da barca.

 

Pasta que deverá receber mais verba

As três pastas do governo do estado que mais deve receber atenção e verbas são as de Logística e Transporte, de Habitação e da Agricultura, um bom motivo para o secretário continuar no governo, afinal, um bom trabalho de apoio e reconstrução poderá cacifá-lo para voos mais altos. ontes próximas de Giovane Feltes afirmam que a rota e carta de navegação já estariam prontas há algum tempo, e essa tempestade que o Rio Grande passou deverá fixá-lo nessa rota.

 

Aliás

E em junho, exatamente 4 meses antes da eleição municipal, quem é secretário estadual precisa sair do cargo para concorrer a prefeito, conforme a legislação eleitoral. Com isso, o governo de Eduardo Leite (PSDB) pode sofrer uma debandada de secretários, o que pode ser ainda pior para esse momento de recuperação do nosso RS. Esperamos que neste momento de calamidade isto de fato não ocorra.

 

Vão adiar?

Cresce nos bastidores, principalmente daqueles políticos e municípios mais afetados pelas enchentes, os pedidos para adiamento da eleição municipal deste ano, pelo menos no Rio Grande do Sul. Tudo vai depender do TSE, mas não é mais algo improvável já que diversas cidades estão destruídas e podem até mesmo mudar totalmente de local. Além disso, estradas e pontes que deixaram de existir iriam prejudicar ainda mais o acesso da população aos locais de votação, especialmente em zonas rurais.

 

O que acontece

Se as eleições forem transferidas para o próximo ano, quem tem mandato ficará mais esse período no cargo? Esse é o principal questionamento.

 

Pedido duplo

Na condição de prefeito de Campo Bom, mas também de presidente da Famurs, representando todos os municípios gaúchos, Luciano Orsi (PDT) levou as principais reivindicações de auxílio aos municípios gaúchos para o presidente Lula (PT). As demandas servem para todas as cidades atingidas pelas enchentes, incluindo a cidade que Orsi administra. Entre as demandas estão o repasse da cota extra do FPM a todos os municípios do RS, flexibilização das regras de controle fiscal determinadas pela LRF, especialmente no que diz respeito a gastos de pessoal, postergação do pagamento do passivo atuarial e parcelamentos dos municípios gaúchos com seus RPPS pelo prazo de três anos, liberação de recursos com auxílio de valores para reconstrução de estradas vicinais e pontes para todos os municípios do RS, entre outras.

 

Será que vem?

Resta saber o que de fato vem no Governo Federal. Até aqui muito pouco, perto de toda a devastação que nosso estado sofreu. A promessa de dinheiro veio como empréstimo. A anistia das dívidas do RS não foi aprovada, apenas a suspensão por 36 meses. Até agora, o que está em andamento é a documentação do auxílio enchente no valor de R$5.100 por família, o restante é de fato e meramente um empréstimo.

 

Contabilizar danos

Vereadores aprovaram por unanimidade nesta semana um requerimento apresentado pelo vereador Jair Wingert (Republicanos) que solicita a criação de um comitê técnico para analisar os danos causados pela enchente na cidade. Isso é importante até para buscar recursos junto ao Governo Federal e Estadual.

 

Pense em adotar

Campo Bom está com cerca de 300 animais em abrigos e lares temporários da cidade. Todos salvos das enchentes. Muitos ainda estão esperando seus donos, que também estão na espera de retornar para suas casas. Esses animais, que inclusive podem ser de outras cidades, estão recebendo cuidados de ONGs e também do Centro Municipal de Recuperação e Bem-estar Animal. Porém, muitos devem acabar ficando sem um lar ao final de tudo isso e vai ser muito importante ajuda de todos na adoção para que ganhem um novo lar caso não reencontrem os seus.

 

 

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados