Connect with us

CAMPO BOM

ONG Cão Sem Lar, demonstração de amor e carinho pelos animais

Rafael Batista

DSC_0257Em Novo Hamburgo, um grupo de voluntários leva alegria a cães que, anteriormente, estavam abandonados nas ruas.
A Cão Sem Lar é uma ONG, sem fins lucrativos, e que nasceu de um grande sonho de duas pessoas: tirar o maior número possível de animais das ruas, dar tratamento adequado e integrá-los a famílias que lhes deem amor, carinho e uma vida digna.
O sonho das irmãs Tuani da Silva e Talia da Silva começou a se tornar realidade à um ano atrás quando recolheram da rua uma cadela com 13 filhotes. Elas deram os cuidados necessários e encaminharam todos para adoção, desde então nunca mais pararam de ajudar os bichinhos e com seus exemplos arrebataram mais gente para causa criando a Cão Sem Lar.
Atualmente a ONG não mantém um abrigo fixo para os cães, mas sim vários lares que atualmente abriga cerca de 60 animais que são constantemente tratados por veterinários, alimentados com ração e dormem em abrigos, casas e canis cedidos por pessoas engajadas na obra social.
“Formamos um grupo em torno de 15 amigos e outros tantos voluntários empenhados na luta contra o abandono de animais e iniciamos o trabalho resgatando os bichinhos das ruas, tratamos com veterinário (quando necessário) e posteriormente levamos às feiras de adoção que organizamos. Em geral os animais que pegamos, ou estão atropelados, ou são mães com filhotes machucados no meio da rua. Porque nós não temos capacidade para recolher todos os animais abandonados. Então escolhemos os que mais precisam. Os recolhemos, tratamos e procuramos dar um novo lar pra eles” relata Tuani.
A colaboradora Bruna de Lima Mota explica que é um trabalho árduo e incansável, pois requer disponibilidade de tempo para cumprir com todas as tarefas da ONG, mas que o prazer de ver o cãozinho recuperado e amado em um novo lar compensa todo esforço.
Como a Cão Sem Lar é uma entidade que não visa lucro, tem muitas dificuldades para manter o seu trabalho. Entre as principais despesas estão os gastos com veterinário, rações, banhos e tosa e locomoção. Por esta razão realiza, junto com uma feira de adoção, um brechó para a arrecadação de fundos.
As feiras de adoção e o brechó acontecem todos os segundo sábados de cada mês no largo Irmãos Welter, no centro de Campo Bom. Neste sábado, 21, acontecerá uma feira de adoções e o brechó em Novo Hamburgo, na Agropecuária JF localizada na rua Columbia 949 no bairro Canudos das 09:00 as 15:00.
Para reforçar a ONG estará promovendo no próximo dia 28 de agosto, na sociedade Canto Progresso, seu primeiro baile de casais para custear as despesas dos cãezinhos. Neste baile também haverá a venda de camisetas da ONG no valor de R$35,00.
Todo o tipo de doação é muito bem vinda. Ração, coleiras, remédios, roupas, casinhas e voluntários ajudariam bastante a retirar os cães das ruas e encaminhá-los para novos lares. Tuani faz questão de agradecer a todos que ajudam o projeto e ressalta que as doações podem ser feitas nas seguintes empresas: Loja Lá em Casa; Auto Elétrica Kuki; Loja Oficina da Moda e Pró Ermel Seguros.
Para adotar um cão ou ajudar de alguma forma a ONG Cão Sem Lar você pode entrar em contato com a Tuani ou com a Bruna pelos fones: (51) 85515334 ou 94919000 e também pela página https://www.facebook.com/caosemlar

Quero adotar um cão, como faço?
O processo de adoção é fácil. Basta entrar em contato com a ONG e manifestar seu desejo de ter mais um membro na família.
Feito isso, um voluntário vai conversar com o interessado, saber se realmente há condições para uma vida saudável do animal, observando espaço e ambiente entre outras questões.
Sendo aprovado, é registrado um termo de adoção e o interessado já pode curtir seu mais novo companheiro.

Cada voluntário é um anjo protetor dos animais, faça parte desta bela história

DSC_0182As advogadas Patrícia Orsi, Ana Luiza Orsi e a estagiaria Marivane Oliveira, apesar de suas vidas corridas, sempre reservam um tempinho para amparar e cuidar dos animais. O estimulo ao voluntariado, começou em março desde ano quando adotaram três filhotinhos e desde então nunca mais pararam. Com este exemplo elas já motivaram várias pessoas a seguir este caminho, ajudando os bichinhos. Uma destas pessoas é o veterinário Ruan Reichert que sempre ajuda com valores menores em seus serviços e alguns até realizando sem custo.
Contam com o recurso da internet para mobilizar amigos e empresários para ajudar com remédios, ração e também com um lar de passagem para eles. Há mais ou menos dois meses conheceram a ONG Cão Sem Lar e não pensaram duas vezes em ajudar a instituição em seu projeto, conforme suas possibilidades. Para entrar nesta causa e ajudar o telefone (51) 9128 1260 está à disposição.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados